Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

30°

23° 31°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Educação Confira!
23/01/2021 15h51
Por: Marina Sousa

Enem: tudo o que você precisa saber para o segundo dia de provas

Inscritos devem ficar atentos aos prazos para fazer pedidos de reaplicação, previstos para infectados com covid-19 ou prejudicados por problemas logísticos.

Enem 2020 — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Enem 2020 — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

O segundo dia de provas da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é neste domingo (24/1). Os inscritos terão cinco horas para solucionar questões relacionadas à ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

O turbulento primeiro dia de provas, no último domingo (17/1), foi marcado pela ausência de mais da metade dos inscritos (51,5%) e por denúncias de candidatos barrados por superlotação de salas.

A dois dias do encerramento do exame impresso, inscritos devem dobrar os cuidados e se informar acerca das novas informações sobre a seleção divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma delas é que participantes prejudicados por problemas logísticos no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio impresso poderão solicitar reaplicação, entre segunda-feira (25/1) e a próxima sexta-feira (29/1), pela Página do Participante.

O Inep ressalta que os candidatos afetados deverão comparecer no segundo dia de provas neste domingo (24/1). Os problemas que se enquadram para o pedido estão previstos no edital, que englobam fatores eventuais, peculiares ou de força maior.

O documento não prevê, porém, os problemas que impediram candidatos que foram barrados pela superlotação das salas. Neste caso, os inscritos devem esperar o cumprimento da decisão judicial feita pela juíza Marisa Claúdia Gonçalves, de São Paulo, que determina a reaplicação para estes casos.

Inscritos infectados devem pedir reaplicação

Candidatos diagnosticados com covid-19 ou que apresentaram sintomas da doença na véspera do exame não devem fazer a prova, mesmo se tiverem feito o primeiro dia de prova. Para estes, o Inep prevê a reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro.

É necessário solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, entre segunda-feira (25/1) e a próxima sexta-feira (29/1). Para quem foi diagnosticado na semana anterior do segundo dia, a regra é fazer o pedido até as 12h deste sábado (23/1). O candidato deve comprovar a condição de saúde, por meio do envio de laudo ou exames médicos na plataforma.

Inscritos que apresentaram outras doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem (como coqueluche, varíola, sarampo e rubéola) devem fazer o mesmo procedimento.

Está com febre? Não compareça ao exame!
Está com febre? Não compareça ao exame!(foto: Eu, Estudante)

 


Confira abaixo um guia com informações completas sobre o segundo dia do Enem 2020 impresso


Antes da prova

Agora é hora de revisar conteúdos e não de aprender novos. Se você ainda está com dúvidas sobre o que pode ser cobrado nas provas de ciências da natureza e matemática, e suas tecnologias, confira as dicas do Poliedro Educação:


Matemática: quase 20% das questões devem ser resolvidas com aplicações básicas de proporção e médias Algébricas, e outras 15% devem ser problemas simples de equações de 1.º ou de 2.º grau. Portanto, se o estudante aproveitar e revisar porcentagens e cálculos de juros, funções e noções básicas de estatística, já terá dominado mais de 50% da prova, o suficiente para obter notas pela TRI entre 600 e 750 pontos na área.

Ciências da natureza: o desafio é equilibrar a revisão entre os três componentes curriculares: biologia, física e química. Em biologia, os tópicos de fundamentos da ecologia, ecossistemas, relações ecológicas e bioenergias são de presença constante no Enem. Os principais conceitos de sistema imunitário, genética e hematologia também são muito relevantes. Com a bagagem, o candidato possivelmente dominará boa parte dos assuntos tradicionalmente cobrados nessa avaliação.

Nas questões de física, os fenômenos ondulatórios (ondas, óptica, radiação e oscilações) aparecem todo ano no Enem, bem como algumas derivações algébricas, por exemplo, calorimetria e acústica. Também é importante fazer uma revisão de mecânica clássica (movimentos, energia, trabalho, potência etc.) e dos principais conceitos de eletrodinâmica (resistores, geradores, consumo de energia e potência).

Por fim, em química, os destaques ficam para as questões que abordam os conceitos básicos de transformações químicas (equações, energias, eletroquímica etc.), ligações químicas e suas propriedades, principais compostos orgânicos e suas reações, leis ponderais e estequiometria.


No dia da prova


Planeje o dia para não perder o horário de abertura dos portões, que neste ano foi antecipado em 30 minutos. Confira tudo o que você precisa saber para o dia da prova:


Horários

  • 11h30: horário de abertura dos portões. Assim, os candidatos terão 30 minutos a mais para chegar até o local, o que, no total, dará uma hora e 30 minutos para o processo de chegada, identificação e conferência de sala.
  • 13h: horário de fechamento dos portões. Esse horário é o mesmo de todos os anos e não mudou.
  • 13h30: previsão para o início do segundo dia de prova
  • 18h30: previsão para o término do segundo dia de prova. Vale lembrar que, neste dia, você tem menos tempo para fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. No primeiro dia de prova, há mais tempo por causa da redação.


O que você precisa para entrar no local de prova

Na hora de separar os itens necessários para a seleção, não esqueça da máscara de proteção, obrigatória para ingresso no local de prova. Confira uma lista do que levar no dia do exame:

  • Máscara: o candidato sem máscara poderá ser impedido de realizar o exame.
  • Documento de identificação válido: RG; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Carteira de Registo Nacional Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho.
  • Caneta de tinta preta feita em material transparente: caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos não serão permitidos na prova.
  • Álcool higienizador: álcool em gel ou líquido em borrifadores transparentes são essenciais. Especialistas aconselham o uso do álcool líquido para facilitar a limpeza das superfícies e das mãos rapidamente.
  • Lanche e água: ainda são permitidos, mas lembre-se de guardá-los em saquinhos transparentes para proteger os alimentos. Após comê-los, coloque a máscara imediatamente.
  • Cartão de confirmação: apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda ao candidato que leve o Cartão de Confirmação nos dias de aplicação. O motivo é que no documento há todas as informações sobre o local e a hora do exame, além de registrar a necessidade de atendimento especializado. O cartão está disponível na Página do Participante, no site do Enem.

Local de provas terá distanciamento e higienização


Quem for fazer a prova deve estar ciente de que precisará permanecer de máscara facial durante todo o período de permanência no local do exame. O Inep afirma que quem não utilizar o protetor ou utilizá-lo de maneira incorreta, sem cobrir totalmente nariz e boca, sem justificativa, será eliminado da prova.

O protetor será retirado para a identificação do estudante, na sala em que o candidato fará a prova. Após a identificação, a higienização das mãos com álcool em gel é obrigatória. Além disso, o candidato poderá não fazer o uso do item ao se alimentar ou beber água. Nesses momentos, a instrução é manusear o objeto pelas alças.

De acordo com o Inep, cada sala da aplicação das provas terá apenas 50% da capacidade utilizada.

Fique atento às mudanças técnicas da edição 2020

  • Os horários de prova serão escritos no quadro pelo chefe de sala e apagados no decorrer da aplicação.
  • A foto do candidato, adicionada obrigatoriamente no sistema de inscrição, estará impressa na capa do Caderno de Questões ou do Cartão-Resposta. Ao receber os cadernos, verifique se a imagem se refere a você.
  • A cor do Caderno de Questões deve ser marcada no Cartão-Resposta.
  • A folha de rascunho estará junto ao Cartão-Resposta.
  • A assinatura do participante eliminado será realizada na ata de sala, que deve ser encaminhada à coordenação.


Inep anuncia mudanças na acessibilidade da prova

Pessoas que necessitam de atendimento especializado ou específico poderão contar com quatro novas medidas adotadas pelo órgão para deixar a experiência na prova mais confortável. Confira:

  • Participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular poderão solicitar recurso para uso de leitor de tela.
  • Três guias-intérpretes farão atendimento ao participante surdocego.
  • Lactantes que solicitaram atendimento especializado no sistema de inscrição terão tempo adicional de 60 minutos para amamentar. É importante lembrar: a regra só é válida se a lactante levar um acompanhante no dia da aplicação.
  • Transexuais e travestis que não solicitaram ou não obtiveram o deferimento do nome social poderão escolher o banheiro que desejam utilizar no dia da aplicação.
  • Outra novidade se refere ao pós-prova de participantes autistas e surdocegos: a edição deste ano terá banca especial para correção das provas deste grupo. Já o participante que escrever a redação em braile terá as provas corrigidas no Sistema Braile.


Cronograma

Após o segundo dia de provas do Enem impresso, virá a versão digital do exame, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Há ainda a aplicação das provas para pessoas privadas de liberdade (PPL) e a reaplicação para quem não pode comparecer na versão regular, em fevereiro.


Confira o cronograma completo da seleção:

  • 17/1: primeiro dia do Enem impresso
  • 24/1: segundo dia do Enem impresso
  • 31/1: primeiro dia do Enem digital
  • 7/2: segundo dia do Enem digital
  • 23/2: primeiro dia do Enem PPL e reaplicação
  • 24/2: segundo dia do Enem PPL e reaplicação
  • 29/3: resultado
Cronograma do Enem 2020

 

Fonte: Correio Braziliense
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®