Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgados em 2019 por meio de seu relatório anual que apura violência contra a população transvestigênere, a média de idade em que mulheres trans e travestis são expulsas de casa é 13 anos. Além disso, 90% das travestis e transexuais no Brasil vivem unicamente da prostituição, no país que mais mata pessoas trans no mundo. A partir dessa triste realidade, é importante que no Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta sexta-feira (29), exultemos a resistência travesti em território nacional.
Para isso, listamos uma série de artistas transexuais para você conhecer. Confira na seleção abaixo:
As Baías
Raquel Virginia e Assucena Assucena são cantoras trans que integram o trio "As Baías", ao lado de Rafael Acerbi. Juntas, elas representam reconhecimento, luta por espaços e poder. Por meio de reflexões sobre preconceito, o trio mostra as pessoas trans longe dos estigmas de tristes algoritmos.
"Drama Latino", o mais recente lançamento do trio, foi trabalhado single a single e contou com participações de Cleo, Kell Smith, Linn da Quebrada, Xand Avião e por fim, Luísa. Com cinco faixas, ele traz a mistura de estilos musicais latinos, do pop ao brega funk.
Liniker
Aos 25 anos, com uma voz potente, Liniker é um dos grandes nomes do cenário musical brasileiro. Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, a cantora e compositora possui uma série de sucessos junto a banda Liniker e os Caramelows, como "Caeu", "Zero" e "Tua". Agora sozinha, Liniker fez sua estreia como artista solo no fim do ano passado. Seu "novo momento" ficou marcado pelo lançamento de "Psiu", single disponível em todas as plataformas digitais.
Nick Cruz
Natural de Serra, no Espírito Santo, Nick Cruz iniciou sua história com a música aos 9 anos de idade, quando o seu passatempo preferido era cantar em karaokês. Hoje, aos 22, ele acaba de lançar seu mais novo single, "Então Deixa", que estreou nas plataformas digitais em 15 de janeiro. Promessa da Warner Music Brasil, o capixaba possui mais de 800 mil visualizações no clipe de “Até de Manhã”.
Urias
Nascida e criada em Uberlândia, a cantora de 26 anos afirma sua força em suas canções, e canta a representatividade em sua expressão artística. Modelo, Urias consagra a moda em sua arte ("sempre me preocuparei com a estética"), e entrega clipes com looks icônicos, bebendo de diversas inspirações, do high fashion ao afrofuturista.
Linn da Quebrada
Atriz, cantora, compositora e ativista social, Linn da Quebrada prepara o seu segundo álbum de estúdio, Trava línguas, que tem lançamento previsto para este ano. O primeiro single do disco, Mate & Morra, foi lançado em novembro passado. Linn surgiu no cenário musical, ganhando projeção nacional com Pajubá (2017). Desde então, ela foi a protagonista do documentário Bixa travesty (2018) e deu vida à Natasha na série Segunda chamada, da Rede Globo.
Mel Gonçalves
Mel, que ficou conhecida nacionalmente por integrar a Banda Uó, ao lado de Davi Sabbag e Mateus Carrilho, deu seu primeiro passo na carreira solo no ano passado. A cantora lançou seu primeiro single após o fim do grupo, chamado “A Partir de Hoje”, apostando na mistura do ritmo do zuok love com violões flamencos.