Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Política Destaques do Dia
03/02/2021 06h59
Por: Jornalista Milton Atanazio

3 de fevereiro, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA

 

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

INSTAGRAM DA ABRACAM – https://www.instagram.com/p/CKxF3ttjLlG/?utm_source=ig_embed&ig_mid=9F6F9CAE-ADDD-4867-AF67-21C8656F93F6

n o t í c i a s

3 de fevereiro, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA

Arthur Lira, presidente eleito da Câmara, e oposição fecham acordo para compor Mesa Diretora da Câmara. Votação para confirmar nomes será nesta quarta, às 10h. Vacina contra a Covid: 5,4 mil litros de insumo da CoronaVac devem chegar a SP nesta noite. Matéria-prima permitirá que Instituto Butantan produza, em 20 dias, cerca de 8,6 milhões de doses do imunizante. O Brasil registra 1.240 mortes por Covid em 24 horas e ultrapassa 226 mil. O país enfrenta desabastecimento de remédios de hanseníase. E a Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Congresso

Primeiro dia de Lira na presidência da Câmara é marcado por desentendimentos e disputaPrimeiro dia de Lira na presidência da Câmara é marcado por desentendimentos e disputa

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Arthur Lira, do PP, conquistou a presidência da Câmara com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. No primeiro ato, ele afastou da direção da Casa deputados que não o apoiaram na eleição, mas recuou e transferiu para esta quarta-feira (3) a nova composição da Mesa.

Deputados apresentaram suas candidaturas para os cargos da Mesa Diretora da Câmara. A eleição foi adiada e está marcada para as 10h de hoje . Um impasse foi criado após o presidente eleito, Arthur Lira (PP-AL), ter anulado o ato do antecessor que permitiu o registro do bloco partidário de Baleia Rossi (MDB-SP). Mas Lira recuou, nesta terça, e anunciou um acordo da divisão dos cargos da Mesa; veja como ficou.

“Nós terminamos agora uma reunião do colégio de líderes, onde foi construído um acordo de todas as lideranças dos dois blocos, o que permitirá que a Casa amanhã [quarta] vote numa eleição rápida, restabelecendo alguns critérios que foram acertados na decisão de ontem. E houve pacificação, a princípio, sobre a participação quantitativa dos dois blocos”, afirmou Lira na saída da reunião de líderes.

  • Investigada no STF, Bia Kicis é indicada para comandar a CCJ

Lembre o caso: minutos após ter sido eleito para a presidência da Casa, o parlamentar do PP anulou a eleição para os cargos da Mesa e desintegrou o bloco de dez partidos formado para apoiar Rossi, cujo grupo ameaçou entrar no Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento de Lira é que o bloco do principal adversário foi formalizado após o prazo estipulado e, por isso, não poderia ser considerado para fins do cálculo da partilha dos cargos na Mesa Diretora. Parlamentares do bloco de Baleia Rossi argumentam que um problema no sistema eletrônico da Câmara atrasou a apresentação dos documentos em alguns minutos.

  • PDT desiste de ação levada ao STF contra decisão de Arthur Lira
  • Eleição de Lira representa volta do Centrão ao comando da Câmara
  • Senado define integrantes da nova Mesa Diretora; veja os nomes

O Assunto

A sucessão no Congresso, parte 2: neste segundo de dois episódios sobre a sucessão no Congresso, ‘O Assunto’ analisa mais profundamente o quadro da Câmara e projeta o futuro que desemboca em 2022. Renata Lo Prete recebe Marcos Nobre, professor da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Imunização no Brasil

Ampolas da vacina Coronavac — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOAmpolas da vacina Coronavac — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo de São Paulo e o Instituto Butantan aguardam, nesta quarta, a carga com os 5,4 mil litros de insumo para produção da vacina CoronaVac. Segundo o governo estadual, o voo saiu de Pequim na terça e deve chegar nesta noite ao aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

De acordo com o diretor do instituto, Dimas Covas, com a chegada da matéria-prima, o Butantan produzirá, em 20 dias, cerca de 8,6 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

  • 26 estados e o DF vacinaram 2,49 milhões contra Covid, aponta consórcio de veículos de imprensa
  • Saiba como está a vacinação no seu estado
  • Várias capitais brasileiras já começaram a vacinar idosos com mais de 90 anos
  • Qual vacina é a ideal? Para especialistas, agora vale ordem de chegada

Sputnik V

Profissional de saúde segura frasco da vacina Sputnik V em Moscou, na Rússia, no dia 18 de janeiro. — Foto: Shamil Zhumatov/ReutersProfissional de saúde segura frasco da vacina Sputnik V em Moscou, na Rússia, no dia 18 de janeiro. — Foto: Shamil Zhumatov/Reuters

O México autorizou o uso emergencial da Sputnik V, no mesmo dia em que saíram os primeiros resultados de eficácia da vacina russa: 91,6%. Os russos devem enviar as primeiras 400 mil doses ao México nos próximos dias. A vacina é a 3ª liberada para aplicação no país. No Brasil, a Sputnik ainda aguarda liberação para testes, mas a farmacêutica União Química já entrou com pedido de uso emergencial na Anvisa. Entenda aqui.

  • Vacina de Oxford tem 76% de eficácia em pacientes após três semanas da primeira dose
  • Vacinas chinesas neutralizam variante sul-africana, diz estudo

Pandemia no Brasil

Brasil registra 1.240 mortes por Covid em 24 horas4 minBrasil registra 1.240 mortes por Covid em 24 horas
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

O total de mortes pela doença no país é de 226.383, segundo os dados coletados pelo consórcio de veículos de imprensa.

O Brasil registrou 1.240 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 226.383 óbitos.A média móvel foi de 1.066 — já são 13 dias com essa média acima da marca de 1 mil. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.286.256 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Dez estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes; veja os dados detalhados.

  • Espanha restringe voos do Brasil a partir desta quarta
  • Justiça determina bloqueio de contas do governo do Amazonas para garantir transferência e atendimento de pacientes de Tefé
  • Festa de Iemanjá 2020 x 2021; veja comparativo em FOTOS

Covid nas aldeias

Região de Surucucu, onde ficam as comunidades Waphuta e Kataroa, fica no meio da floresta amazônica, em área de difícil acesso — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Condisi-YY/DivugaçãoRegião de Surucucu, onde ficam as comunidades Waphuta e Kataroa, fica no meio da floresta amazônica, em área de difícil acesso — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Condisi-YY/Divugação
O Ministério da Saúde enviou equipes para a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, uma semana após a comunicação da morte de crianças indígenas com sintomas de coronavírus nas comunidades Waphuta e Kataroa, na região do Surucucu, em Alto Alegre, Norte do estado. De acordo com o presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, a 10º criança morreu após apresentar sintomas de Covid, no último domingo (31). A vítima era um bebê de 1 ano, da comunidade Taremou, também em Alto Alegre.

Covid-19 entre os Yanomami: o número de Yanomami infectados pela Covid chegou a 1.276 nesta terça-feira, de acordo com o boletim epidemiológico da Sesai. O boletim contabiliza apenas os casos de Covid-19 verificados em indígenas assistidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, não considerando aqueles que buscam atendimento em outros sistemas de saúde.

Saúde pública

Municípios de pelo menos 18 estados do país estão sem os remédios usados para tratar a hanseníase, uma combinação de três antibióticos chamados de poliquimioterapia, ou PQT. O dado é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que já reuniu nos últimos 15 dias mais de 100 relatos de pacientes que estão desde o 2º semestre de 2020 sem tratamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre problemas na produção e distribuição dos antibióticos em dezembro de 2019. Leia mais na reportagem.

Homenagem no Capitólio

Restos mortais de policial morto nos EUA foram expostos na retunda do Capitólio, na noite desta terça-feira (2). — Foto: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS

O presidente americano Joe Biden participou de madrugada (hora de Brasília) das homenagens ao policial Brian Sicknick, morto após a invasão do Congresso dos EUA, no dia 6 de janeiro, por extremistas apoiadores de Trump. Os restos mortais do agente ficaram expostos na Rotunda do Capitólio, um homenagem concedida em raras exceções.

Investigação da PF

VÍDEO: Entenda a operação que investiga suposto tráfico internacional em voos da FABEntenda a operação que investiga suposto tráfico internacional em voos da FAB
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Em 2019, sargento brasileiro foi preso com cocaína em voo da corporação, na Espanha; G1 aguarda posicionamento da Força Aérea. Agentes também apuram esquema de lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal suspeita que o sargento da Aeronáutica Jorge Luiz Cruz da Silva seja o responsável pelo recrutamento de militares como “mulas” para usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com fins ilícitos. A informação faz parte das investigações da operação Quinta Coluna, deflagrada nesta terça-feira (2).

Entenda o caso: a ação investiga uma associação criminosa que usou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para traficar drogas para a Espanha. Essa operação foi articulada depois que o sargento Manoel Silva Rodrigues foi preso na Espanha em junho de 2019 com 39 quilos de cocaína em avião da FAB.

  • VÍDEO: mansão avaliada em R$ 4 milhões é confiscada pela PF
  • ANDRÉIA SADI: os bastidores da investigação sobre cocaína no avião da FAB

Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou três ordens executivas para reverter a política dura de imigração de seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump. Entre as medidas, está a criação de uma força-tarefa para reunir crianças separadas de suas famílias ao serem detidas na fronteira dos EUA com o México. O tema gerou comoção pública desde 2018, quando relatos de violência com os menores imigrantes na região fronteiriça correram o mundo. No entanto, não ficou definido se os pais deportados terão direito a voltar ao território americano para buscar seus filhos.

  • ANÁLISE: O dilema de Biden nos decretos sobre imigração

Derrubada de governo

Pessoa pisa em foto do general Min Aung Hlaing, responsável pelo golpe militar em Mianmar, durante protesto do lado de fora de prédio da ONU em Bangcoc, na Tailândia, na terça-feira (2) — Foto: Reuters/Jorge Silva Pessoa pisa em foto do general Min Aung Hlaing, responsável pelo golpe militar em Mianmar, durante protesto do lado de fora de prédio da ONU em Bangcoc, na Tailândia, na terça-feira (2) — Foto: Reuters/Jorge Silva

Profissionais de saúde iniciaram uma greve nacional como forma de desobediência civil contra o golpe militar em Mianmar, e anunciaram que só voltarão a trabalhar nos hospitais do governo quando os militares deixarem o poder. Os serviços foram paralisados até mesmo no laboratório nacional que analisa testes de Covid-19.

Lembre o caso: o Exército de Mianmar derrubou o governo eleito do país nesta segunda-feira (1º), prendeu líderes políticos, fechou o acesso à internet e suspendeu os voos ao país.

‘BBB21’ 👀

Lucas e Karol Conká no 'BBB21' — Foto: Reprodução/GloboLucas e Karol Conká no ‘BBB21’ — Foto: Reprodução/Globo
O “Big Brother Brasil 21” teve ontem a noite a primeira eliminação. Kerline deixou a casa com 83,5% dos votos. Mas, é a briga entre Karol Conká e Lucas Penteado que tem dado o que falar aqui do lado de fora. A cantora e o ator já se conheciam e iniciaram o programa como aliados. Alguns dias e duas festas depois, a relação azedou e mobilizou todos os brothers. Entenda, ponto a ponto, a discussão entre os artistas.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para esta quarta-feira2 minVeja a previsão do tempo para esta quarta-feira
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Região Sudeste continua com altas temperaturas nos próximos dias.

Mega-Sena

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1
concurso 2.341 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quarta no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50.

Rumo ao Mundial âš½

Palmeiras viaja rumo ao Catar para disputar Mundial de Clubes1 minPalmeiras viaja rumo ao Catar para disputar Mundial de Clubes
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Antes de embarcar, o Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Botafogo pelo Brasileirão

A delegação do Palmeiras embarcou para a cidade de Doha, no Catar, ontem no fim da noite. A despedida teve festa da torcida e aglomeração. A chegada do time está prevista para 12h20 (horário de Brasília). O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes no domingo (7) contra o Tigres, do México. Veja a lista dos jogadores escalados.

Futebol

Campeonato Brasileiro
16h: Grêmio x Santos
19h15: Bragantino x Atlético-GO
21h30: Corinthians x Ceará
21h30: Bahia x Fluminense
21h30: Goiás x Atlético-MG

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp