A Piauí Conectado apresentou nesta segunda-feira (8) a oferta pública de serviços aos Provedores de Serviço de Internet (ISPs) para ampliar o acesso à Rede Mundial de Computadores por fibra óptica. Desta forma, o projeto avança para mais uma etapa importante, ao oferecer também infraestrutura de internet para o setor privado.
O objetivo da iniciativa é oferecer aos provedores mais uma oportunidade de crescimento no setor de telecomunicações. A apresentação aconteceu no Centro de Controle e Operação da Piauí Conectado, na zona sul de Teresina.
O primeiro edital beneficiará, inicialmente, os provedores de Teresina, ofertando banda e serviços de alta qualidade. Ainda no primeiro semestre de 2021, a concessionária lançará as ofertas para os municípios da região Norte, finalizando o processo no início de 2022 ao ofertar os serviços para as cidades da região Sul.
Além da estrutura de rede, a concessionária também colocará à disposição o data center do projeto, que é responsável pelo armazenamento de dados e transmissão de toda a comunicação. O data center Tier III atua de forma ininterrupta, proporcionando maior segurança e alta disponibilidade à rede.