Quinta, 27 de Março de 2025
Portal R10
Quinta, 27 de Março de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Maternidade
R10 Maternidade
Acompanhe as principais notícias sobre Maternidade.
Entretenimento Entenda
08/02/2021 16h26
Por: Redação

'Superfetação' faz mulher engravidar mesmo já estando grávida

Os pequenos Noah e Rosalie são gêmeos, mas é difícil acreditar. Isso porque o tamanho dos dois é completamente diferente. A verdade é que os bebês nasceram no mesmo dia, mas foram concebidos em momentos diferentes — mais precisamente com três semanas de intervalo.

Em um fenômeno incrivelmente raro conhecido como superfetação, a britânica Rebecca Roberts, 39 anos, de Trowbridge, Wiltshire, no Reino Unido, engravidou de Rosalie enquanto já estava grávida de Noah. Segundo o Daily Mail, apenas cerca de uma dúzia desses casos são documentados em todo o mundo. A mãe, é claro, ficou surpresa durante o terceiro ultrassom que teria gêmeos, já que os dois exames anteriores não mostraram indícios de um segundo feto. "Eu nem sabia que era possível engravidar novamente durante a gravidez", disse.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Os gêmeos nasceram de cesariana com 33 semanas em setembro do ano passado, após um problema com o cordão umbilical de Rosalie. No entanto, essas três semanas fizeram diferença no peso dos bebês. Enquanto Noah nasceu com cerca de 2kg, sua irmã pesava menos de 1kg. Felizmente, Rosalie recebeu alta no Natal, dois meses e meio depois de seu irmão gêmeo.

Há alguns dias, Rebecca, que também é mãe de Summer, 14 anos, e seu parceiro Rhys Weaver, 43, foram informados sobre uma possível causa da superfetação. Ela contou que um medicamento para fertilidade que estava tomando pode ter feito com que ela liberasse um óvulo quando já estava grávida. A mãe costuma compartilhar fotos da rotina com os pequenos em sua rede social.

SUPERFETAÇÃO

Apesar de super rara, engravidar já estando grávida é uma possibilidade real. Ou seja, uma mulher pode, sim, experienciar uma gravidez em dose dupla a partir de duas concepções diferentes, separadas por até algumas semanas. A superfetação acontece quando uma mãe grávida continua a ovular e tem relações sexuais desprotegidas nesse intervalo. A segunda gravidez pode acontecer entre 1 e 4 semanas depois da primeira, mas, de qualquer forma, os bebês devem nascer ao mesmo tempo, assim como gêmeos.

Sérgio Podgaec, médico ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), ressalta que a condição é raríssima. “Sequer existe um número para superfetação, porque se trata mais de uma possibilidade do que uma realidade. Nunca vi um caso desses em consultório e nunca ouvi falar de colegas, mas ainda é uma possibilidade”, explica. O “diagnóstico” da superfetação seria feito ao se constatar no ultrassom uma clara diferença de tamanho entre os bebês — supostamente gêmeos — com um embrião de 2 semanas e outro de 6, por exemplo. “Por mais folclórico que pareça, pode acontecer, até de pais diferentes”, destaca Sérgio.

Fonte: Crescer
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp