Quarta, 12 de Maio de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

22° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Cultura Criado no Maranhão
11/02/2021 14h45
Por: Marina Sousa

Guaraná Jesus, apesar do nome, foi criado por um ateu; conheça a história

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Criada nos anos de 1920, a fórmula do Guaraná Jesus foi desenvolvida pelo farmacêutico, Jesus Norberto Gomes que nasceu em Vitória do Mearim no ano de 1891 e aos 14 anos foi morar em São Luís. Muito jovem trabalhou em uma farmácia onde aprendeu a técnica da manipulação de remédios. Aos 20 anos adquiriu sua primeira farmácia que deu o nome de Pharmacia Sanitária.

Ali dedicou-se a criar xaropes antigripais e águas gaseificadas. Ele tinha o hábito de batizar suas invenções com o seu próprio nome. Fez assim como o Antigripal Jesus, o Xarope Peitoral Jesus e a Jesulina Pasta Dentifrícia.

E foi assim também com o Guaraná Jesus, criado em uma seção de águas gasosas e refrigerantes, algo que era comum nas farmácias da época. A primeira versão do produto não agradou. Após novas tentativas, chegou finalmente à fórmula, toda feita à base de extratos vegetais, que passou a ser amada pelo povo maranhense. Até mesmo o corante do refrigerante era natural.

Continua depois da publicidade

A família de Jesus vendeu a fábrica própria, em 1961, para a então Cervejaria Antárctica Paulista. O contrato, no entanto, foi cancelado por adulteração da fórmula original.

Jesus Norberto Gomes faleceu dois anos depois, em 1963. Anos depois, em 1980, a família Gomes vendeu a marca à antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, que na época era franqueada pela Coca-Cola que tem o hábito de comprar refrigerantes concorrentes para tira-los do mercado e evitar a concorrência. Mas devido ao apelo popular e o apreço pela marca, o guaraná continuou sendo vendido.

O Guaraná Jesus foi adquirido pela multinacional, em 2001, e passou a fazer parte do portfólio e mantém, até hoje, sua identidade e seu sabor característico preservados.

Os elementos gráficos do rótulo remetem à própria cor do guaraná, já o logotipo escrito “Jesus” é a singular assinatura de seu criador.

Em 2008, foi escolhida através de uma campanha, a nova identidade visual do Guaraná Jesus por meio de voto popular. O modelo selecionado foi aquele que remete aos azulejos coloniais portugueses de São Luís.

A campanha ganhou medalha de ouro de Melhor Estratégia de Marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).

Antes engarrafado somente em São Luís e distribuído em três estados: o próprio Maranhão, Piauí e Tocantins. Agora, o Guaraná Jesus ganhou outras praças. Desde 2016 passou a ser vendido em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Brasília.

Fonte: Com informações do Aventuras na História do UOL
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp