Sábado, 19 de Junho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

22° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Veja como prevenir
15/02/2021 11h33 Atualizada há 4 meses
Por: Francine Dutra

Cuidados com o corpo podem evitar o surgimento da artrose

Foto: Internet
Foto: Internet

O desgaste das articulações tende a ocorrer com mais frequência à medida que envelhecemos. Decorrente disso, um dos problemas que podem surgir é a osteoartrite, mais conhecida como artrose. Dados mostram que cerca de 2 milhões de brasileiros são afetados e o problema é mais comum a partir de 60 anos, podendo se manifestar nas mãos, joelhos e quadril, por exemplo. Embora menos frequente, a doença também pode acometer jovens e adultos.

Os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são as principais prescrições dos médicos para tratar os casos, uma vez que ainda não se tem conhecimento de como restaurar o tecido cartilaginoso do corpo humano. Uma importante recomendação é que a população passe a cuidar melhor corpo, tendo em vista que a estimativa de envelhecimento no Brasil é de 74,6 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).

O comprometimento dessa cartilagem pode provocar dor, inchaço e limitação funcional. A artrose piora progressivamente com o tempo e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular. Especialista em ombro e cotovelo, Dra. Sara Portela (CRM-PI 4944) reforça que o tratamento consiste em medidas analgésicas com medicamentos e fisioterapia, bem como uso de suplementos que melhoram a qualidade da cartilagem das articulações.

Continua depois da publicidade

A ortopedista ainda acrescenta que o ideal é diminuir a sobrecarga e o impacto na articulação acometida. “Se a dor for muito intensa pode-se fazer repouso da articulação, mas passada a fase aguda de dor devem ser feitos alongamentos e fortalecimento para melhora da mobilidade articular”, explica.

Portanto, buscar especialistas é o primeiro passo para lidar com o problema. Isso porque é comprovado que ao realizar um tratamento da artrose bem direcionado, é possível alcançar melhoras significativas na vida do paciente, promovendo melhor qualidade de vida, alívio da dor, entre outros benefícios.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp