Quinta, 21 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
Política Resumo do Dia
17/02/2021 23h17 Atualizada há 8 meses
Por: Jornalista Milton Atanazio

17 de fevereiro, quarta-feira – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br

·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br

17 de fevereiro, quarta-feira – RESUMO DO DIA

·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br


ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal decide manter a prisão em flagrante e por crime inafiançável do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Agora, a Câmara decidirá se mantém ou revoga a prisão. No Rio, o cantor Belo é preso por fazer show no Complexo da Maré, apesar das proibições por causa da pandemia. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, diz a governadores que 230 milhões de doses de vacinas contra Covid serão entregues até 31 de julho.

Prisão de deputado

Em nota, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados informou que determinou a reativação imediata do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa para analisar o caso do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por determinação do Supremo Tribunal Federal após publicar um vídeo em redes sociais com apologia ao AI-5, principal instrumento de repressão da ditadura militar, e defesa do fechamento do STF. As duas pautas são inconstitucionais.

  • Ministro marca audiência de custódia para esta quinta
  • Atentar contra instituições não é função parlamentar, diz Moraes
  • ENTENDA: o que diz a Constituição sobre imunidade de parlamentares
  • Andréia Sadi: cúpula da Câmara quer evitar ‘afronta’ ao STF

prisão do deputado foi determinada nesta terça (16) pelo ministro Alexandre de Moraes, e referendada por unanimidade nesta quarta pelo plenário do tribunal. Segundo a Constituição, prisões de parlamentares em flagrante, por crime inafiançável, que estejam no exercício do mandato têm de ser submetidas à Câmara. A votação pode ser nesta quinta (18); leia relatos dos deputados da Casa.

  • Eliane Cantanhêde sobre prisão de deputado: ‘O deputado Daniel não fala sozinho’
  • Artur Xexéo: ‘Liberdade de expressão não tem limites, mas tem consequências’
  • Camarotti: ‘Não é interesse de Bolsonaro ter enfrentamento com a Suprema Corte’

‘É o que eu mereço’

Cantor Belo é levado para Polinter após prestar depoimento na Cidade da PolíciaCantor Belo é levado para Polinter após prestar depoimento na Cidade da Polícia
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, foi levado para o sistema prisional do Rio de Janeiro no início da noite desta quarta. O artista, sócios da produtora Série Gold e o chefe do tráfico do Parque União, o Alvarenga, foram alvos de uma operação da Delegacia de Combate às Drogas. Belo foi preso em investigação sobre uma apresentação em uma escola municipal no Complexo da Maré, durante o feriado de carnaval, apesar das proibições devido à pandemia. A polícia também apura invasão ao local onde houve o evento. A operação se chama “É o que eu mereço”, em referência a uma das músicas do cantor.

  • Gracyanne visita marido na delegacia e defende Belo
  • Justiça bloqueia contaq bancária de Belo após prisão

Luta contra Covid

Vacinação em Manaus — Foto: DivulgaçãoVacinação em Manaus — Foto: Divulgação
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Em uma reunião virtual com governadores organizada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho. Segundo o ministério, o cronograma leva em consideração a negociação do imunizante russo Sputnik V e do indiano Covaxin. Os dois fármacos ainda não foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As próximas entregas vão acontecer ainda em fevereiro, informou a pasta.

  • Prefeitura de Porto Alegre estima que doses vão acabar amanhã
  • Rio prevê voltar com a campanha de vacinação no dia 23
  • VÍDEO: Serrana inicia vacinação em massa para estudo do Butantan
  • MG vai repor mais de 200 doses perdidas em Igarapé

Já o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Instituto Butantan, vinculado ao estado, deve entregar um lote com 3,4 milhões de doses da vacina CoronaVac para o governo federal a partir da próxima terça (23), quando serão liberadas 426 mil aplicações. Na última segunda, o Ministério da Saúde assinou um contrato para o fornecimento de 54 milhões de doses do fármaco. Até agora, no Brasil, 5.402.913 de pessoas receberam a primeira dose de vacina, o que representa 2,55% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 667.410 pessoas; veja a evolução da imunização no seu estado.

  • Quando serei vacinado? Veja por que a pergunta ainda não tem resposta um mês após Brasil começar imunização
  • Veja quais capitais suspenderam a vacinação por falta de doses

ðŸŒÅ½ No mundo

Um mês da vacinação contra Covid-19 no BrasilUm mês da vacinação contra Covid-19 no Brasil
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Em uma sessão especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) realizada com ministros das Relações Exteriores, o secretário-geral da organização, Antônio Guterres, pediu que países se unam em um plano global de vacinação contra a Covid-19 para diminuir as desigualdades no acesso ao imunizante. Somente 10 nações administraram 75% de todas as doses até o momento e 130 países ainda não receberam nenhuma vacina.

  • Américas precisam vacinar 700 milhões para ter imunidade de rebanho
  • Faixa de Gaza recebe 1º lote de vacina
  • O que se sabe da Soberana, imunizante de Cuba contra a Covid

Já o Japão iniciou sua campanha de vacinação nesta quarta. Até o fim de fevereiro, devem ser imunizados cerca de 40 mil profissionais diretamente envolvidos no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. O último país do G7 a iniciar a imunização aprovou a vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech.

Dados da pandemia

Estrutura do coronavírus — Foto: Getty Images via BBC Estrutura do coronavírus — Foto: Getty Images via BBC
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

No Rio de Janeiro, um homem de 55 anos morreu após testar positivo para a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1. A vítima é de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o quadro clínico do paciente será investigado para saber que impactos a mutação teve no organismo. O estado também confirmou que foi detectado o 5º caso da variante do Reino Unido. Já no Sul do país, Paraná divulgou cinco casos de infectados com a P1: três homens e duas mulheres vindos de Manaus, com idades entre 22 e 73 anos.

  • WEBSTORIESMutação, variante, cepa e linhagem — o que significam os termos ligados à evolução do coronavírus
  • ‘Elmo’ pode reduzir chance de intubação; VÍDEO mostra como funciona

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.195 mortes pela Covid, chegando ao total de 242.178 vítimas. Já são 28 dias com a média móvel de óbitos acima da marca de 1 mil. Em casos confirmados, 9.979.276 brasileiros foram infectados, com 57.937 desses confirmados no último dia. Nove estados estão com alta nas mortes: Goiás, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará e Paraíba. Veja a situação na sua região.

Leia também: por que o objetivo do Reino Unido é viver com o vírus em vez de combatê-lo?

Carnaval do desrespeito

Pessoas voltam a se aglomerar em diferentes pontos do RioPessoas voltam a se aglomerar em diferentes pontos do Rio
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O “não-carnaval” poderia ter sido o da conscientização e do respeito ao distanciamento social, mas o que se viu nos quatro dias foram aglomerações e festas clandestinas. Na noite de terça (16) até a madrugada de quarta (17), cariocas e turistas voltaram a se aglomerar em vários bairros do Rio. Leia os principais acontecimentos no estado.

Reação do Congresso

Decretos de Bolsonaro para facilitar acesso a armas encontram resistência no CongressoDecretos de Bolsonaro para facilitar acesso a armas encontram resistência no Congresso
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O PSB pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de quatro decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no país, assinados pelo presidente Jair Bolsonaro no fim da semana passada. De acordo com o partido, os decretos “vulneram gravemente os direitos fundamentais”, entre eles o direito à vida, à segurança pública e à dignidade da pessoa humana. Criticadas por entidades da sociedade civil e parlamentares, as normas preveem, por exemplo, o aumento do número de armas de fogo que o cidadão comum pode adquirir; veja o que muda.

  • Criança de 9 anos é baleada no rosto por amigo de 12 em São Paulo

No vermelho

Público chega ao autódromo de Interlagos para o primeiro dia de Lollapalooza 2019 — Foto: Fabio Tito/G1Público chega ao autódromo de Interlagos para o primeiro dia de Lollapalooza 2019 — Foto: Fabio Tito/G1
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020, o que fez com que o setor do entretenimento deixasse de faturar ao menos R$ 90 milhões, informou Doreni Caramoi Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Parados há quase um ano, produtores dizem que lives, drive-in e outras iniciativas não impediram que empresas “ficassem no vermelho”. Executivos analisam crise e arriscam soluções; leia mais.

Tensão na fronteira

Parte dos imigrantes decidiram permanecer na Ponte de Integração para evitar a passagem de caminhões e mercadorias do Peru — Foto: Arquivo/Assistência Social de Assis BrasilParte dos imigrantes decidiram permanecer na Ponte de Integração para evitar a passagem de caminhões e mercadorias do Peru — Foto: Arquivo/Assistência Social de Assis Brasil
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Após o confronto com a polícia no Peru e o regresso para o Acre, parte do grupo de imigrantes aceitou ser levada para um abrigo na cidade de Assis Brasil, no interior acreano. Os demais, que não aceitaram a proposta da prefeitura, ficaram acampados na Ponte de Integração, onde estavam desde domingo (14). Os imigrantes, em sua maioria haitianos, têm o objetivo de atravessar para o lado peruano da fronteira e, de lá, seguir para o Equador e México. A tensão aumentou após o grupo invadir a cidade de Iñaparientenda a crise migratória.

Acidente no Congo

Ashley Judd mostra fotos do acidente que sofreu no Congo — Foto: Jae C. Hong/AP/Arquivo; Reprodução/Instagram/AshleyJuddAshley Judd mostra fotos do acidente que sofreu no Congo — Foto: Jae C. Hong/AP/Arquivo; Reprodução/Instagram/AshleyJudd
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

A atriz Ashley Judd usou as redes sociais para mostrar fotos e fazer o relato de uma “odisseia de 55 horas”, após acidente que sofreu em uma floresta no Congo. Na última semana, a atriz falou sobre sua internação com o colunista do jornal “New York Times”, Nicholas Kristof. Por causa de uma lanterna defeituosa, Judd teve dificuldades para enxergar durante a excursão, tropeçou em uma árvore caída e quebrou a perna. “Sem meus irmãos e irmãs congoleses, minha hemorragia interna provavelmente teria me matado”, conta.

  • Anitta é internada no Rio com infecção alimentar

A Boa do Dia ðŸÅ½‰

Carnaval pós Gripe Espanhola é considerado o melhor da história do RioCarnaval pós Gripe Espanhola é considerado o melhor da história do Rio
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br
O carnaval de 1919 — o primeiro depois da pandemia da Gripe Espanhola, que adoeceu 600 mil cariocas e superlotou hospitais — entrou para a História. Ao alcançar a imunidade, tendo sobrevivido à peste e à Primeira Guerra Mundial, os foliões aproveitaram a festa como se fosse a última. A celebração foi antecipada: os famosos Bailes do Democráticos começaram logo em janeiro; leia a reportagem.

O Assunto ðŸÅ½§

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br
Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp