O governador Wellington Dias, esteve na manhã desta quarta-feira (11) acompanhar de perto as ações de monitoramento da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. Segundo dados da operação de busca e salvamento, 135 famílias já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas.
A operação emergencial começou no último domingo (8), e o nível da barragem segue diminuindo. Segundo o diretor do Idepi, Geraldo Magela, a última medição constatou que a altura do espelho d'água caiu 60cm, nos últimos dois dias, o que significa uma situação mais estável.
“Vamos continuar fazendo o monitoramento, agora numa situação bem mais tranquila. Em 48h, as águas desceram 60 centímetros, apontou a última medição. Estamos confiantes com o nosso trabalho”, disse. Técnicos do Idepi analisaram a fissura e infiltração, depois realizaram a abertura de um canal para acelerar o escoamento controlado das águas.
“A água que estava saindo no ponto de infiltração da parede da barragem também já diminuiu consideravelmente, o que significa que nosso trabalho surtiu efeito e estamos tendo êxito”, garantiu Magela. Novas máquinas e equipamentos estão chegando em José de Freitas para fazer o trabalho de restauração, já que o trabalho de prevenção já está sendo feito no local desde o último domingo.
Em José de Freitas, Wellington Dias visitou famílias que estão no Centro de Assistência à Criança e Adolescente, e afirmou que deve visitar as outras cidades que estão em situação de risco. "Desde domingo, estou ciente da situação da barragem. Estive acompanhando e definindo medidas com ao auxílio da vice-governadora e todos os órgãos competentes. O volume de água que vem caindo é muito grande. O lado bom é que muitas reservas de águas agora estão cheias, o que alivia o período de estiagem. No início do ano, quando percebemos que a estação seria rigorosa, criamos um grupo integrado para direcionar trabalhos no sentido de ficarem prontos para eventuais situações de alagamentos. E esse grupo está atuando agora com o planejamento que já estava sendo feito”, explicou o governador.