Sexta, 15 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

25° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Alerta
24/02/2021 07h53
Por: Marina Sousa

Procon Oeiras orienta consumidores como evitar fraudes no PIX

O Procon Oeiras emitiu um alerta com orientações sobre como evitar possíveis tentativas de golpes no PIX, novo método de pagamento criada pelo Banco Central para transação de valores em poucos segundos para qualquer banco. A ferramenta é gratuita e, através dela, o consumidor pode realizar transações de forma online, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para ter acesso aos serviços de pagamentos e transferência o consumidor só precisa cadastrar uma Chave PIX (CPF/CNPJ, e-mail, celular) ou ainda um QR Code, junto à instituição financeira a qual possui uma conta.

Apesar de toda rapidez e facilidade do PIX, o Procon Oeiras alerta os consumidores sobre a possibilidade de roubo de informações pessoais e dados bancários por parte de criminosos, que podem se utilizar da nova ferramenta para cometer fraudes.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo Docatte Rufino, coordenador do Procon Oeiras, outras formas comuns de golpes são a instalação, nos celulares ou computadores das vítimas, de softwares maliciosos que sequestram os dados do usuário, além do envio de links que direcionam o indivíduo a uma página idêntica à do banco, na qual os criminosos solicitam os dados do usuário para que este supostamente tenha acesso ao sistema e possa cadastrar-se no PIX.

Continua depois da publicidade

“É importante evitar clicar em links recebidos por SMS, e-mail e WhatsApp, sendo altamente recomendável que o consumidor somente tente o cadastro por meio do aplicativo ou site oficial do seu banco. O cadastro no PIX não precisa de intermediários para ser feito, portanto o usuário não deve informar seus dados a terceiros. Na dúvida, recomendo buscar ajuda de alguma pessoa de confiança que já tenha feito o procedimento ou mesmo que entre em contato diretamente com o seu banco para tirar dúvidas. É essencial que o consumidor mantenha-se atento a qualquer atividade suspeita”, aconselha o coordenador do Procon Oeiras.

Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Oeiras, pelo telefone 89 99435-7070 ou e-mail [email protected].

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp