Terça, 16 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
86 99817-3079
Água Branca-PI

Água Branca-PI

Lenno Oliveira Correspondente do município.

[email protected]

86 99817-3079

Cidades - Meio ambiente

Postada em 12/04/2018 ás 16h45

Publicada por: Lenno Oliveira

Fonte: Prefeitura Municipal de Água Branca

Projeto de reuso da água é destaque em conferência de meio ambiente em Água Branca
Conferência de meio ambiente em Água Branca
Projeto de reuso da água é destaque em conferência de meio ambiente em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca realizou a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que este ano teve como tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das águas”. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na Escola Municipal Joaquim Callado. A conferência contou com palestras e apresentações que tiveram como foco o estímulo à preservação dos recursos hídricos.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirma que ação inclui as atividades em prol do ICMS Ecológico. “A preservação do meio ambiente é uma das metas da nossa gestão. Estamos realizando diversas ações nesse sentido, pensando também no ICMS Ecológico, que vai garantir recursos para novos investimentos em preservação ambiental”, afirma o prefeito.

Durante o evento, o projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva e dos bebedouros, de autoria da professora Najla Daniela, ficou como destaque. Com o intuito de reaproveitar a água da chuva e a água que seria desperdiçada no bebedouro e estimular nos alunos o senso de economia dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente, a professora Najla Daniela criou um sistema de reuso da água.

No caso dos bebedouros, o recurso é levado através de canolas até mini cisternas. A água da chuva, por sua vez, é captada através do escoamento da chuva pelo telhado, que passa pelas calhas e por um sistema de filtragem dos recursos sólidos, sendo também armazenada em cisternas. O recurso é então reutilizado na limpeza das dependências da escola e aguamento do jardim.

“Pensei em falar com os alunos sobre a importância da água para nossa sobrevivência, ressaltando a preservação e economia do recurso. Esse trabalho de educação ambiental nas escolas é o momento de despertar e provocar o interesse dos alunos e da comunidade na preservação do meio ambiente, nesse caso, na preservação da água. Somos um país rico em recursos hídricos, mas precisamos educar nossos alunos para economizá-los”, diz Najla.

A professora também explica que as minis cisternas são acopladas à estruturas de madeira com rodas, que facilitam a movimentação. “Os alunos vão participar da construção dessa estrutura, para entender como funciona o equipamento e toda a reutilização da água”, conta Najla Daniela.

O reaproveitamento da água dos bebedouros deve acontecer durante todo o ano. Já o sistema de captação da água da chuva irá funcionar durante o período chuvoso e água será utilizada nos demais meses do ano.

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium