Sábado, 20 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 999077777
Cleverson Moreira

Cleverson Moreira

Professor / Coach Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.

[email protected]

(86) 999077777

Concursos - Estudos

Postada em 14/04/2018 ás 19h00 - atualizada em 14/04/2018 ás 19h06

Publicada por: Professor / Coach

Fonte: Canal Lígia Loterio

Efeitos do café no cérebro
Aliado ou inimigo dos estudos?
Efeitos do café no cérebro

Foto divulgação.

O dia Mundial do Café, comemorado anualmente em 14 de abril, homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.

Entre estudantes e concursandos a bebida é bem popular. Muitos dizem que tomar café além de ser delicioso ajuda a estimular o cérebro. Será? Quais os efeitos do café para o cérebro? 

O cérebro é uma gangorra de neurotransmissores, que são substâncias produzidas pelos neurônios e que estimulam ou reduzem a atividade cerebral. A cafeína interage diretamente com esses componentes, levando aos seguintes efeitos:

1) Ação antidepressiva - Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a cafeína age nos receptores de adenosina, que são responsáveis pela manutenção e produção de neurotransmissores importantes para o humor por fornecerem a sensação de bem-estar e euforia.

2). Ação Estimulante - A cafeína inibe os receptores do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Ao impedir a ação dessa substância, o cérebro fica mais atento, o que justifica o efeito estimulante que deixa alerta e tira o sono.

3) Ação analgésica - A cafeína pode auxiliar no tratamento de alguns tipos de dor porque tem efeito vasoconstritor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca.  

 

Gostou? Depois vamos falar sobre os chás e os sucos que acompanham e ajudam na produtividade dos seus estudos. 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium