Terça, 19 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

24° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Bastidores
Bastidores
Um espaço com publicações sobre os mais variados temas. Bastidores da política, casos policiais, sociais e pautas enviadas pelos internautas.
Política Vereador de Teresina
18/03/2021 13h47
Por: Francine Dutra

Evandro Hidd apresenta projeto para cuidados de crianças com diabetes

O vereador Evandro Hidd (PDT), protocolou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que propõe a criação de um Programa de prevenção e controle da diabetes em crianças e adolescentes matriculados em estabelecimentos de ensino da rede pública de Teresina. A proposta, que deve integrar ações de conscientização e controle da doença, propõe políticas públicas de prevenção à doença que, se tratada precocemente, melhora a qualidade de vida daquelas pessoas já atingidas.

Estudos recentes mostram que a Diabetes é uma doença crônica frequente na população brasileira, com crescimento alarmante e muito comum na infância, em menores em idade escolar. Este projeto objetiva identificar os casos existentes e minimizar as consequências negativas no desenvolvimento da doença. A assistência médica adequada e o controle metabólico rigoroso permitem o cuidado adequado da doença, além de retardar ou até evitar o aparecimento de complicações.

Foto: Ascom
Foto: Ascom

De acordo com a propositura, o Executivo Municipal deverá realizar exames de glicose preventivos para a detecção de diabetes em alunos da educação infantil e fundamental bem como acompanhar os alunos que forem diagnosticados com a patologia, orientar às famílias dos estudantes sobre os cuidados necessários para a manutenção da qualidade de vida e, sobretudo, assegurar uma alimentação escolar diferenciada, de acordo com a necessidade dos alunos com diabetes.

Continua depois da publicidade

Para Evandro Hidd, o PL visa o diagnóstico precoce da doença e assim evitar ou diminuir as consequências do desconhecimento do fato de ser diabético: “Quando não diagnosticada e tratada adequadamente já nos primeiros tempos, a diabetes pode ocasionar desde complicações leves até situações que podem comprometer a qualidade de vida e, levar à morte. Os impactos da necessidade de mudança na dieta, de medidas sistemáticas de glicemia e de aplicações diárias de insulina modificam significativamente sua rotina”, endossa o parlamentar.

Portanto, conforme os trâmites da Casa Legislativa, o PL seguirá para discussão e votação. Uma vez aprovado, o projeto irá para a sanção do Poder Executivo e, posteriormente, entrará em vigor como Lei Municipal.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp