Sábado, 28 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Renato Pereira da Silva
Renato Pereira da Silva Correspondente do município.
Cidades Runião SEBRAE
19/03/2021 20h11
Por: Renato Pereira da Silva

Prefeitura realiza reunião para implantação do selo SM

O prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, participou na tarde desta quinta-feira, dia 18, de uma reunião com a consultora do SEBRAE, Elza Soares, para dar início às atividades de implementação do Sistema de Inspeção Municipal de Simplício Mendes.

Participaram da videoconferência, Lucilene Almeida, engenheira agrônoma e secretária de agricultura e desenvolvimento rural; Dr. Paulo Moura, veterinário; Jamila Rodrigues, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e também técnica agropecuária; Vânia Veras, chefe de tributos da prefeitura; Carolino Alves, técnico agropecuário e técnico em apicultura, e o vereador Elan Ferreira.

Prefeitura realiza reunião para implantação do selo SM

                Foi a primeira reunião para alinhar os protocolos gerenciais para implementação do SIM. O próximo passo será a efetivação de um contrato com o SEBRAE para regulamentação da parceria.

“Após reunião com o prefeito Márcio Moura, onde ele ressaltou a necessidade da implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), entrei em contato com Karine de Arêa Leão Boa Vista, consultora de políticas públicas e desenvolvimento territorial do SEBRAE-PI; na pauta das nossas conversas foi discutido quais seriam os trâmites legais para estarmos implantando o selo no nosso município”, destaca Lucilene Almeida, secretária municipal de agricultura.

Ainda segundo a secretária de agricultura, após entrar em contato com a consultora do SEBRAE, Elza Soares, foi possível marcar uma reunião de acordo com as exigências do SEBRAE. Após os esclarecimentos, ficou clara a necessidade da implantação, tanto do selo vegetal quanto animal para o município de Simplício Mendes-PI.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) será vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e será responsável pela inspeção e fiscalização sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

“O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é uma exigência legal para governos municipais e apenas 40% das cidades brasileiras possuem esse serviço de fiscalização. Simplício Mendes tem pessoal capacitado e demanda para execução do serviço que será de grande relevância para as cooperativas e microempreendedores que exercem atividades comerciais com produtos de origem vegetal e animal”, afirmou o prefeito Márcio Moura.

 

Algumas atribuições do Serviço de Inspeção Municipal – SIM:

- Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;

 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp