O lockdown decretado pelo governador Wellington Dias, inicia nesta sexta-feira (26) em todo o Piauí, para diminuir a circulação de pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus.
O decreto que estabelece lockdown vale até domingo (28), no entanto, o governador já anunciou que vai publicar novo decreto nesta sexta (26), estendendo as medidas até o dia 04 de abril.
De acordo com o decreto estadual, ficarão suspensas todas as atividades socioeconômicas, com exceção dos serviços considerados essenciais, dentre eles, supermercados, farmácias e postos de combustíveis.
Supermercados
Segundo a determinação do governo, mercados, supermercados e hipermercados só poderão funcionar até as 20h durante todos os dias de lockdown. Tais estabelecimentos só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, produtos de higiene, de limpeza e aqueles produtos considerados essenciais para a sobrevivência humana, ficando proibida a comercialização de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, entre outros produtos considerados não essenciais.
Postos de combustíveis
A nova determinação do Governo do Estado autoriza o pleno funcionamento dos estabelecimentos, independentemente da localização.
Atividades religiosas
Templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão funcionar com as seguintes restrições: na sexta (26) e no sábado (27) poderão ficar abertos, mas serão vedadas atividades presenciais; no domingo (28), o funcionamento das atividades religiosas presenciais deverá ser com público limitado a 30% da sua capacidade, não podendo a celebração ultrapassar duas horas de duração; e as religiões que guardarem o sábado poderão escolher o dia 27 para o funcionamento das atividades religiosas presenciais, respeitadas a limitação de 30% da capacidade.
Toque de recolher
Durante todos esses dias haverá toque de recolher de 21h às 5h. Nesse período, ficará proibida no horário determinado a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, com exceção de deslocamentos de extrema necessidade.
Saiba quais serviços essenciais poderão funcionar no Piauí durante o lockdown: