Sábado, 18 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

23° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Geral Geral
26/03/2021 10h03 Atualizada há 6 meses
Por: Marina Sousa

Arquidiocese divulga orientações para celebrações da Semana Santa

A Arquidiocese de Teresina, por meio da Comissão de Liturgia, disponibilizou orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia da COVID-19. As medidas referem-se principalmente aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do vírus.

Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Domingo de Ramos não haverá procissão e os fiéis devem levar os ramos que serão abençoados diretamente nas mãos de cada pessoa. Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais. Todas as orientações podem ser conferidas na íntegra no site: http://arquidiocesedeteresina.org.br/.

Padre explica o significado de cada dia da Semana Santa

Com início no Domingo de Ramos e término na Páscoa, a Semana Santa prepara os católicos para vivenciarem a maior celebração da Igreja, a ressurreição de Jesus Cristo.  “Na Semana Santa nós cristãos temos a graça de poder celebrar os principais mistérios da vida de Cristo, a sua paixão, a sua morte e a sua ressurreição. Por isso, nós nos preparamos durante toda a Quaresma que faz parte desse tempo com a intenção de um coração purificado, um coração renovado para poder alcançar de modo mais profundo os bens espirituais que a Semana Santa nos oferece e deixá-lo frutificar no dia-a-dia da vida”, explica o Padre Klebert Viana, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores.

No Domingo de Ramos, a igreja celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. “Messias esperado agora entra triunfante em Jerusalém e é aclamado por todo o povo”, ressalta o padre. E na segunda-feira, a Arquidiocese de Teresina realiza a celebração crismal. “Uma celebração com caráter festivo, com os padres que fazem a renovação das suas promessas sacerdotais, mas também com a participação inequívoca do povo, dos fiéis que também exercem de alguma forma o sacerdócio comum de todos os fiéis”, explicou.

Iniciando o Tríduo Pascal, na Quinta-Feira Santa é celebrada a Instituição da Eucaristia. “Cristo se dá ao mundo como alimento, alimento que traz vida nova, alimento que traz a vida eterna como Ele mesmo diz no evangelho de João ‘Quem comer deste pão e beber deste cálice não morrerá mas terá a vida eterna’”, explicou padre Klebert. Neste dia também é celebrada a instituição do sacerdócio ministerial.

Já na Sexta-Feira Santa é celebrada a Paixão do Senhor, o ato de sacrifício redentor na cruz, e Sábado Santo a Solene Vigília Pascal, que é o centro de todo o ano litúrgico. “Cristo que muitas vezes anunciou a sua morte, todas as vezes anunciou também a sua ressurreição e nós celebramos exatamente no Sábado Santo”, destacou. E no domingo, o dia do Senhor, os cristãos se alegram pela ressurreição, a vitória de Jesus Cristo sobre a cruz.

Confira a programação da Catedral de Nossa Senhora das Dores:

Domingo - 28.03.21

07h30 – Missa de Ramos (presidida por Dom Jacinto Brito)

17h - Missa de Ramos

Segunda-feira - 29.03.21

18h - Missa do Crisma (presidida por Dom Jacinto Brito)

Quinta-Feira Santa - 01.04.21

18h -  Missa da Ceia do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sexta-Feira Santa - 02.04.21

15h00 - Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sábado Santo - 03.04.21

19h00 – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)

Domingo - 04.04.21

7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa

18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp