Sexta, 07 de Maio de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

24°

23° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Educação/Timon
13/04/2021 22h09 Atualizada há 3 semanas
Por: Blog do Lucão

Educação de Timon oferece curso gratuito em Robótica para professores do MA

Educação de Timon oferece curso gratuito em Robótica para professores do MA

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online 2019, 89% da população de 9 a 17 anos é usuária da Internet no Brasil. A inserção dos jovens no universo tecnológico pode beneficiar no estudo da Robótica. Nesse contexto, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem investido, desde 2020, na capacitação dos professores da rede pública para o desenvolvimento de projetos de Robótica e oferece vagas gratuitas para turma neste primeiro semestre.

Com o cenário de pandemia, a SEMED, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), elaborou o Curso Maker, este ano, em caráter exclusivamente remoto com 40 vagas, sendo 20 para os professores do município e 20 para os professores da Rede Estadual de Educação do Maranhão. A aula inaugural da turma de 2021 aconteceu nesta segunda-feira (12).

Para Ranildo Lopes, professor da rede municipal e ministrante do curso, com a experiência positiva das turmas realizadas em caráter experimental, em 2020, foi possível pensar com maiores expectativas esse ano.

“Ano passado nós tivemos 25 inscritos e formamos, ao final do ano, duas turmas com dez alunos. Esse ano, a procura foi maior e temos, aproximadamente, 30 alunos matriculados. Nossa perspectiva é aumentar, cada vez mais, o número de vagas e que no próximo ano, por exemplo, os professores possam estar dentro das escolas desenvolvendo projetos de automação, pensamento computacional, robótica, etc., dentro da sala de aula”, afirma Ranildo Lopes.

Francisco de Jesus Veloso, professor da rede e aluno do curso, este ano, reforça a importância da adoção de práticas educacionais inovadoras para o processo de aprendizagem dos alunos.

“O ensino de robótica permite que o estudante seja instigado a analisar uma situação problema vivenciada por ele e, a partir da robótica educacional, propor uma solução plausível. Deste protagonismo dos estudantes é que surge um conhecimento significativo que jamais será esquecido”, reforça Francisco de Jesus.

O Curso Maker tem quatro módulos ao total, sendo dois por ano e cada semestre conta com 80h/aula. Ao final de cada módulo cursado, os professores matriculados devem apresentar um projeto escrito e físico de experimento para ser aplicado nas escolas. Mais informações, acessar o site Maker Timon (htthttps://makertimon.wordpress.com/robotica01/ps://makertimon.wordpress.com/robotica01/).

Inscrições aqui. https://credencial.imasters.com.br/makertimon

 

PUBLICIDADE:

 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp