Segunda, 06 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

33°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Piauí Piauí
15/04/2021 09h32 Atualizada há 8 meses
Por: Cristina

Rubens Pereira será coordenador da Câmara de Segurança do Nordeste

Os integrantes da Câmara Temática de Segurança Pública do Nordeste reuniram-se pela primeira vez, nessa quarta-feira (14), de forma virtual, oportunidade em que o coronel Rubens Pereira, secretário da Segurança Pública do Piauí, foi escolhido para o cargo de coordenador do colegiado, e Antonio de Pádua Cavalcanti, secretário de Defesa Social de Pernambuco e presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), designado para o cargo de subcoordenador.

De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, a câmara já está em pleno funcionamento e lembrou que lá atrás já haviam trabalhado a inteligência integrada do nordeste e explicou que havia muita burocracia na ações. Na oportunidade, o gestor citou ações recentes contra o crime organizado no Ceará, no qual o nordeste queria ajudar mandando policiais, delegados, investigadores, mas que havia uma burocracia muito grande.

Coronel Rubens Pereira
Coronel Rubens Pereira

“Agora com a Câmara Técnica de Segurança do Nordeste haverá uma legislação nos nove estados que permitem essa integração, assim como ocorre na Força Nacional, para trabalharmos ações em conjunto. Vamos trabalhar também tecnologia, recursos humanos e toda uma rede de proteção no nordeste para não entrar armas e drogas. Trabalharemos uma estrutura para o que tiver de equipamentos, de helicóptero, de drones, câmeras de monitoramento, estejam disponíveis de forma muito integrada. Trabalhando também com a academia, com ciência e planejamento”, destacou Wellington.

Continua depois da publicidade

O presidente do Consórcio Nordeste enfatizou que a Câmara de Segurança vai atuar desde os pequenos crimes como furtos, roubos, mas também assaltos a bancos , narcotráfico, lavagem de dinheiro e crimes de maior potencialidade. “O objetivo é reduzir homicídios, criminalidade, por que isso é importante para o desenvolvimento do Nordeste”, destacou Dias.

Segundo Rubens Pereira, nas próximas reuniões serão formados subgrupos que trabalharão diversas temáticas relacionadas à Segurança Pública e que serão definidas as prioridades e projetos viáveis. A meta é trabalhar de forma integrada na proteção de fronteiras e divisas dos estados para prevenir o tráfico de entorpecentes e armas. Por meio da Câmara Temática de Segurança Pública do Nordeste serão feitas pesquisas, formação e capacitação de policiais. “Vamos buscar soluções para que o governador possa apresentar no plenário do Consórcio Nordeste”, diz o coronel.

Antonio de Pádua diz que coordenar a câmara técnica é um desafio enorme para secretários e governadores. “Esta é uma integração das forças de segurança do nordeste, das atividades de inteligência e de equipamentos para a região”, disse o subcoordenador, afirmando ser fundamental esse enfrentamento regional à violência e criminalidade. “A partir de agora há uma formalização e a proposta firme e forte dos governadores do nordeste de fazer esse enfrentamento em conjunto por meio das Secretarias de Segurança dos Estados”, acrescentou o secretário e presidente do Consene.

Participaram da reunião virtual o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, além dos secretários de Segurança da Bahia, Alagoas, Paraíba e Ceará e o secretário adjunto de Segurança de Sergipe, além da subsecretária do Consórcio Nordeste, Fernanda Coelho.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp