O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) divulgou nesta segunda-feira (19), os dados da fiscalização realizada de 25 de fevereiro a 07 de abril, nos postos de combustíveis e revendedoras de gás de Teresina. A ação teve como objetivo o combate às fraudes e irregularidades, defendendo a boa relação comercial.
Dos 51 postos de combustíveis fiscalizados foram encontradas irregularidades em 31, e 19 com prejuízos aos consumidores. “A maioria das irregularidades é de subtração ao consumidor. Em ambos o consumidor paga mais do que recebe. As empresas já foram autuadas e a multa varia de R$150 a R$1,5 milhões”, disse o diretor do Imepi, Maycon Danilo.
Segundo o Imepi, 13 dos 19 postos, estavam subtraindo do consumidor quantidade de combustível.
"Quando você paga 20 litros, você espera receber 20 litros. Há uma margem de tolerância de 60 ml, por razões técnicas, evaporação, na manipulação então esse desperdício é permitido. Nós encontramos 160 ml, 170 ml que lesam o consumidor e 13 postos foram autuados neste aspecto", afirmou Maycon Danilo.
A ação foi realizada em parceria com a CMT, por meio de um requerimento apresentado pelo vereador Dudu e subscrito pela vereadora Tanandra Sarapatinhas, no qual os parlamentares solicitaram acompanhamento e intensificação nas ações de fiscalização nos postos de combustíveis e revendedoras de gás de cozinha.