Sábado, 24 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

19° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Vereadores
Vereadores
A coluna de notícias dos Vereadores
Teresina Teresina
20/04/2021 13h04 Atualizada há 3 meses
Por: Cristina

Vereador Ismael critica falta de transparência da Câmara Municipal de THE

A polêmica sobre o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Teresina, foi exposta pelo vereador Ismael Silva (PSD), no plenário da câmara nesta terça-feira (20). De acordo com o parlamentar uma de suas bandeiras é a transparência, assunto que tem gerado polêmica nas redes sociais, com a denúncia de possíveis servidores fantasmas em órgãos públicos. 

Durante sessão no plenário da casa, fazendo uso da palavra, o vereador Ismael Silva, fez uma crítica ao site da Câmara de Vereadores de Teresina, e expõe a dificuldade de trafegabilidade do site, além da falta de informações.

Vereador Ismael critica falta de transparência da Câmara Municipal de THE

“Nem precisa acessar o Portal da Transparência da nossa casa para ver que tem deficiência, mas o site mesmo. A gente entra no site, click num link, vai para outra aba, que não é o site da Câmara Municipal”, disse o parlamentar.

Imediatamente o vereador Deolindo Moura, solicita o uso da palavra e dispara elogios ao site, que é um dos mais transparentes e reforça sua defesa afirmando que a transparência em “excesso”, pode ser prejudicial aos servidores e aos vereadores, por terem dados expostos, que facilitaria a ação de criminosos utilizarem esses dados.

“Eu não conheço nenhum site tão amplo quanto o site da Câmara Municipal de Teresina. Eu acho que o nosso Portal da Transparência é transparente até demais”, disse Deolindo.

Ismael continua com sua refutação e reitera que não se trata apenas de falta de transparência, mas também de falta de operacionalidade no site, com mecanismos que saem do foco de ser um site informativo, e institucional que possibilite a população ter acesso aos dados.

Com a palavra o presidente da casa, Jeová Alencar se defende afirmando que trabalha para melhorar o site da instituição, e que seu mandato não vai se basear nessas informações de corrupção proferidas pelo jornalista que está denunciando os escândalos de possíveis funcionários fantasmas na casa legislativa estadual e no município de Teresina.

Visivelmente incomodado Jeová dispara afirmando que não tem o que se esconder.  “Aqui não tem, vereador, o que se esconder, porque o poder público tudo que se faz, se registra. Às vezes as pessoas se escondem atrás dos outros”.

Segue dizendo para o Vereador Ismael, que o parlamentar deveria ter feito um expediente, e não usar a tribuna para criticar o portal da casa.

“Vossa excelência poderia ter feito um expediente para a presidência, para a mesa, que eu tenho o maior prazer em atender quem quer que seja, de analisar os projetos, até uma crítica construtiva”, disse Jeová. Desconfortável com a cobrança, fala em tom superior, que seu mandato não é pautado em portal de corrupção. “Agora eu digo olhando pra cara de vossa excelência, que meu mandato não é pautado em portal nenhum de corrupção, ninguém vai pautar meu mandato”.

E segue falando sobre as denúncias divulgadas sobre o motorista da câmara de Teresina que recebe o gordo salário de R$ 18.000,00, esclarecendo que se trata de um servidor efetivo, que recebeu o 13º salário e foi compartilhada “criminalmente”, com o intuito de ferir a imagem da casa. E cobra do vereador Ismael que defenda a casa parlamentar, e se for fazer reclamações que use o expediente interno, e não na tribuna.

Ismael não baixa a guarda e prossegue reiterando sobre a necessidade de melhoria no site, não apenas em relação a transparência, mas a navegabilidade do site.

O parlamentar, que faz parte da renovação na Câmara, tem como uma de suas principais bandeiras a mudança na forma como os parlamentares exercem seus mandatos, defende a responsabilidade com a gestão pública e com a transparência. 

 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp