Terça, 18 de Maio de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

23° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Destaque
21/04/2021 08h20 Atualizada há 4 semanas
Por: Blog do Lucão

Os impostos, a delação premiada e o esquartejamento de TIRADENTES

Imagem do filme
Imagem do filme

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes. Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), mas fracassou em todas. A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes – patente abaixo da de tenente – da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa

O Levante contra os impostos

Inconformados com a política fiscal impostas por Portugal através do QUINTO(20% do que era produzido pelos mineradores  tinham que ser destinados à Coroa) e da quota anual de 15 arroubas de ouro que gerou a DERRAMA(Entrega das posses dos mineradores quando a mineração entrou em baixa), burgueses, civis, padres, poetas, médicos, engenheiros, comerciantes e militares, dentre eles o mais simples, porém o mais corajoso, o ex-dentista e agora alferes, Tiradentes iniciaram a conjuração para a independência da capitania das Minas Gerais, dos ‘colonizadores’.

Delação Premiada

Descoberta a trapa pela Coroa, após ser delatado pelo traidor  ex-inconfidente Joaquim Silvério dos Reis, Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, em maio de 1789. Sua morte foi utilizada como exemplo de intimidação e ocorreu porque Tiradentes era o grande propagandista do movimento revolucionário. Quando preso, estava em viagem para divulgar a conspiração que estava sendo organizada.

A Forca e o esquartejamento como exemplo ao povo brasilieiro não afrontar a Coroa portuguesa

Como forma de intimidar qualquer tipo de levante contra a Coroa,  Tiradentes acabou sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Foi esquartejado e partes do seu corpo foram espalhadas pela estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi colocada em exposição na praça central de Vila Rica e lá permaneceria até apodrecer, mas acabou desaparecendo e não se sabe o seu paradeiro até hoje.

Revolta contra o saque da Coroa(ouro e diamantes manchados de sangue)

A Conjuração Mineira foi uma das mais importantes revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa e mostrou a disposição dos colonos a romper o laço colonial e a existência de ideais republicanos no seio da principal capitania brasileira. 

Por Lucas Stefano - Bacharel em Direito

Fonte: |1| SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 142

2| Idem, p. 142.
|3| Idem, p. 143.
|4| FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013, p. 101

PUBLICIDADE:

 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp