Domingo, 16 de Maio de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

24°

22° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Evanilson Silva
Evanilson Silva Correspondente do Município.
Cidades Cidades
23/04/2021 17h37
Por: Bruna Sampaio

Saúde de Ipiranga do Piauí amplia atendimento de fisioterapia no município

Saúde de Ipiranga do Piauí amplia atendimento de fisioterapia no município

Garantir um atendimento de qualidade à população e facilitar o acesso aos serviços de saúde, tem sido uma preocupação constante do Governo Municipal de Ipiranga do Piauí, gestão do prefeito Elvis Ramos. Com esse intuito, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, segue constantemente investindo recursos para a efetuação de melhorias na área.

Em uma das mais recentes ações, a Secretaria de Saúde realizou a contratação de dois novos fisioterapeutas, garantindo a ampliação do atendimento no município. Com os novos profissionais, o município passou a atender uma maior demanda e diminuiu a fila de espera.

Conforme o secretário de saúde, Derisvaldo Xavier, cerca de 80 pessoas tem sido atendidas atualmente, e a fila de espera foi praticamente zerada. “Até dezembro tínhamos três fisioterapeutas, e a demanda por atendimento estava muito grande, tínhamos mais de 50 pessoas na fila de espera, então contratamos mais dois profissionais da área e conseguimos praticamente acabar essa fila de espera da fisioterapia”.

O secretário disse que o trabalho de fisioterapia feito no município tem tido resultados positivos. “As pessoas do nosso município não precisam sair de Ipiranga para ir fazer fisioterapia em Picos. Os usuários procuram a secretaria, onde é feita a triagem e desenvolvido o cronograma com cada profissional para o atendimento. E o trabalho de fisioterapia tem deixado muito efeito, salvado vidas. Tem pessoas que tem perdido a fala, os movimentos, e através dessa fisioterapia temos conseguido reabilitar essas pessoas a voltarem a viver a sua vida normal”.

Ele também informou que pessoas com sequelas da Covid- 19 também tem sido atendidas. “No momento também estamos dando suporte às pessoas sequeladas da covid. Elas se aprensentam à equipe de PSF, e hoje, como temos um fisioterapeuta alocado para cada equipe, é prestado o atendimento domiciliar para aquelas pessoas que já tem alguma comorbidade, que muitas vezes impede que elas possam se deslocar até o Centro de Fisioterapia. E hoje, aumentou essa demanda de pessoas com sequelas da covid”.

Derisvaldo destacou que o prefeito tem dado o suporte necessário e os profissionais atuam com dedicação. “Temos tido grande esforço do prefeito, e também dos profissionais de saúde, que tem se desempenhado muito bem, atendendo às nossas necessidades. A enfermeira faz a triagem com o agente de saúde, e o profissional vai atender no domicílio. O município da o apoio, disponibiliza o carro e o motorista para levar, seja na cidade ou interior. Tem equipe que atua a mais de 15 km da sede, mas se tiver necessidade do fisioterapeuta ir até esse domicilio, o município da o suporte para que ele chegue até lá”, concluiu.

Os atendimentos acontecem na Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Vista, de segunda a sexta, e são realizados pelos fisioterapeutas Fábio Rabelo, Simone Portela, Aline Leal e os novos contratados Virgínia Lopes e Davi Leal.

A fisioterapeuta Aline Leal informou que a unidade disponibiliza a fisioterapia traumato ortopédica, respiratória, neurológica, adulto e infantil.

A Dra. Aline, que já atua no município há 8 anos, disse que com os novos fisioterapeutas contratados, foi possível melhorar o serviço. “A gestão hoje tem se mostrado bastante acolhedora as nossas reivindicações com o intuito de melhorar esse trabalho. E com esse aumento da equipe a gente pôde diminuir a fila de espera e prestar um serviço melhor, inclusive na questão dos atendimentos domiciliares”.

Lucilene da Silva, que é atendida desde o ano passado, disse que é importante o serviço ser ofertado na cidade. “É de grande importância esse serviço ser ofertado no município, pois se não tivesse seria mais dificultoso, teria que ter o deslocamento para outra cidade. E aqui o serviço é de boa qualidade, sou muito bem atendida”.

Antônio José Gonçalves, 64 anos, também está sendo acompanhado. Ele teve um inicio de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e vai precisar realizar 10 sessões de fisioterapia.

Para ele, que reside próximo da UBS Boa Vista, o acesso ao serviço se tornou mais fácil. “É muito bom ter esse serviço aqui, pois se eu tivesse que pagar seria mais difícil. Mas graças Deus tem a fisioterapia e como moro perto, fica bem mais fácil”.

José da Cruz faz fisioterapia há alguns anos. Ele, que é acompanhado por causa de problemas no joelho, disse que sempre apresenta melhora após o atendimento. “Eu faço fisioterapia acho que desde 2013. Tenho problema no joelho e dou graças a Deus por ter esse serviço aqui, porque sempre quando faço a fisioterapia me sinto bem, alivia muito. Se não tivesse pela Secretaria de Saúde, seria mais difícil para mim, mas graças a Deus tem e eu sou bem atendido aqui” falou.

Fonte: Cidades na net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp