Terça, 27 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cosme Jales
Cosme Jales Correspondente do município de São João da Serra.
Cidades 18 de maio
18/05/2021 17h44
Por: Cosme Jales

Sempre 18 de maio

Hoje é 18 de maio, uma terça feira, que sempre anualmente que ficou instituído como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

Cosme Jales
Cosme Jales

“Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. Então tem crianças sendo violentadas nesse momento, por parentes, vizinhos, conhecidos e etc, o que é uma lástima.

Continua depois da publicidade

É o cúmulo da covardia, quando se violenta uma criança ou adolescente, em contrapartida sua inferior força física, psíquico e moral.

Existe o disque 100, onde todo e qualquer cidadão pode ligar e formular a denúncia, e não precisa se identificar. Após sua ligação as medidas cabíveis serão tomadas, direcionando tal ação aos Conselhos Tutelares e outros órgãos responsáveis.

Que não possamos se resumir apenas a esse dia, com celebrações em forma de palestras, cartazes, peças e apresentações, que é claro são muito importantes, no entanto, na prática pode não ser o bastante para quem está sendo abusado sequencialmente.

É pegar mesmo os contatos dos conselheiros da sua cidade, do Disque Direitos Humanos e Promotoria de Justiça, esta é a maior celebração que deve haver. 

Não cale, não se omita, pois caso contrário também se torna um cúmplice, uma ligação pode libertar uma criança e adolescente de um abusador.

Vamos além, ser perspicaz, ver um comportamento infantil, ver um comportamento suspeito, tudo isso pode ajudar muito. 

No entanto, a denúncia deve ser feita com responsabilidade, seriedade, o caso é muito sério, trata-se de menores em riscos, denuncie quando perceber realmente algo comprometedor, evitando muitas vezes constrangimento para aquela pessoa no seio familiar.

Não se trata de intrigas, desafetos ou algo do tipo, a causa aqui é bem mais complexa e maior, onde o alvo a ser punido é o criminoso e a vítima a criança e adolescente.

Fui conselheiro tutelar em São João da Serra, e sei, que não é fácil desempenhar a função, no entanto, o que não é fácil mesmo é estar sob a violência de uma criatura sem amor e respeito ao próximo.

O ser humano costuma muito pensar em si, por qualquer ação queremos reconhecimento. Ei! É preciso mais, vamos denunciar e ajudar, pois eles sim devem ser pensado nesse momento.

 

Seguindo essa linha, onde hoje celebra 18 de maio, digo, que todos os dias devem ser 18 de maio, todo dia é ia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Cosme Jales

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp