Segunda, 19 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Política - Pesquisa

Postada em 24/04/2018 ás 09h00 - atualizada em 24/04/2018 ás 17h30

Publicada por: Redação

Instituto Amostragem: Lula lidera intenções de voto no Piauí
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 a 13 de abril, com 1.139 eleitores, distribuídos em 47 municípios.
Instituto Amostragem: Lula lidera intenções de voto no Piauí

Lula (Foto: reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há mais de duas semanas na Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), permanece sendo o pré-candidato com índices mais altos de intenção de voto para a eleição de outubro no Piauí, seguno o instituto de pesquisa Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte. 

A candidatura de Lula pode ser lançada com ele em regime fechado, mas ainda precisaria ser avalizada pela Justiça Eleitoral para se tornar oficial. Na ausência do petista, a disputa para a Presidência da República fica indefinida no Piauí.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 a 13 de abril, com 1.139 eleitores com 16 anos ou mais de idade, distribuídos em 47 municípios das microrregiões Baixo Parnaíba Piauiense, Litoral Piauiense, Campo Maior, Médio Parnaíba Piauiense, Valença do Piauí, Alto Parnaíba Piauiense, Valença do Piauí, Alto Parnaíba Piauiense, Bertolínia, Floriano, Alto Médio Gurgueia, São Raimundo Nonato, Chapadas do Extremo Sul Piauiense, Picos, Pio IX e Alto Médio Canindé.

O resultado mostra que no estado, Lula tem 61,28% das intenções de voto estimuladas, bem à frente do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que tem 7,02% das intenções de voto estimuladas. O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, obteve 3,78%, seguido, em empate técnico, com a ex-ministra Marina Silva (Rede), que aparece com 3,16%.

O pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tem 2,37% das intenções de voto estimuladas. Incluído como pré-candidato do PSB à Presidência, o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, sai com 1,76% da preferência dos piauienses, na condição de empate com o pré-candidato do Podemos, senador Álvaro Dias. Os eleitores indecisos somam 10,10% e os que afirmaram que votarão nulo ou em branco são 5,97%.

A pesquisa do Instituto Amostragem tem margem de erro de 2,84% para mais e para menos.

Lula tem 73,01% dos votos válidos no Piauí

No Piauí, Lula tem 73,01% dos votos válidos, que excluem os eleitores que votam em branco e nulo. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), tem 8,37% dos votos válidos.

Ciro Gomes (PDT), obteve 4,50% dos votos válidos, seguido, em empate técnico, com Marina Silva (Rede), que tem 3,77%. Geraldo Alckmin (PSDB), tem 2,82% dos votos válidos e Joaquim Barbosa (PSB), tem 2,09%, empatado com Álvaro Dias (Podemos).

73,78% votam em nome indicado por Lula

A pesquisa do Instituto Amostragem apurou que 73,78% dos eleitores do Piauí garantem que, votariam, em candidato para a Presidência da República indicado por Lula.

Os cenários políticos apontam que caso Lula não possa ser candidato à presidência, o PT pode escolher como candidato o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ou o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.

Apenas 5,59% dos eleitores do Piauí afirmam que não votaram em candidato a presidente indicado por Lula e 19,20% disseram que apoiarão a indicação, mas depende do nome apontado pelo ex-presidente. O Instituto Amostragem destacou que 1,43% dos entrevistados não souberam ou não quiseram falar sobre a pretensão de votar para presidente em candidato apontado por Lula.

Sem Lula, Ciro lidera e indecisos são 35,12%

Sem Lula, a pesquisa aponta que o ex ministro Ciro Gomes lidera a disputa com 9,48% das intenções de voto estimuladas no Piauí, empatado tecnicamente com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 8,69% das intenções de voto estimuladas; com a ex-senadora Marina Silva, que tem 8,17% das intenções de voto estimula- das, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que tem 7,46% das in- tenções de voto estimuladas.

Geraldo Alckmin, fica com 3,25% das intenções de voto estimuladas. O pré-candidato do PSB à Presidência, o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, fica com 3,16% da preferência dos piauienses e o pré-candidato do Podemos, senador Álvaro Dias, fica com 2,37% .

 

Fonte: MN

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

Caminhão carregado de sal pega fogo na PI 113, entre Barras e Cabeceiras

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Prefeitura de Joaquim Pires realiza obras na zona rural

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Inaugurado mais um Parque de Vaquejada em Beneditinos

Valença Por Thiago Maciel

Prefeita Ceiça Dias promove festa para crianças na localidade Izidória

Coronel José Dias Por R10 municípios

Prefeitura realiza reparos e manutenção do sangrador da Barragem

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium