Domingo, 26 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

38°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Maternidade
R10 Maternidade
Acompanhe as principais notícias sobre Maternidade.
Geral Dicas
03/06/2021 09h46
Por: Francine Dutra

Maternidade na pandemia: Como lidar com o isolamento durante o puerpério

Após a descoberta do 1º caso de contágio pelo vírus SARSCoV-2 (chamado popularmente de coronavírus) na China em dezembro de 2019, o mundo tem vivido tempos de uma crise sem precedentes: a pandemia da doença COVID-19. 

Desde o alerta mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS), organizações nacionais, como o Ministério da Saúde do Brasil, intensificaram o controle da propagação do vírus e da doença, por meio de ações, como o isolamento social por exemplo. 

Foto: Internet
Foto: Internet

Além disso, novas diretrizes de condutas para os diferentes setores do país foram necessárias. Nosso cotidiano mudou, independente do nível social, econômico ou das condições de saúde.

Continua depois da publicidade

“O período do puerpério, ou pós-parto, é um momento de rápidas e intensas mudanças para a mãe e toda a dinâmica familiar, que precisam se reorganizar para se adaptarem à nova rotina que se anuncia com a chegada de um recém-nascido”, afirma a Dra. Keliany Duarte.  

Além disso, as alterações físicas e psíquicas da gestação mantém a mulher em um estado de maior sensibilidade, mesmo após o parto. Essa sensibilidade se intensifica diante das demandas da amamentação, da privação do sono, das dificuldades de identificar os sinais do bebê, dentre outras. Com isso, o contexto de pandemia da COVID-19 é um DUPLO DESAFIO para mamães de bebês menores de seis meses, especialmente pela necessidade urgente de se adaptarem a esse novo cenário.  Pode ser então que as mamães estejam se sentindo preocupadas com a sua saúde e a do seu filho neste momento da pandemia. 

Afinal, ainda estão pesquisando sobre a COVID-19! Além disso, as medidas de intensa higiene e isolamento social são estressantes para a rotina diária de uma família. Por isso, é possível que você tenha sentimentos de medo e ansiedade, que se somam às demandas de ter filhos pequenos em casa. Confira abaixo algumas dicas da Dra. Keliany Duarte para lidar com o isolamento durante o puerpério:

- Fazer ligações de vídeos com familiares e amigos pode ajudar no apoio emocional. Inclua também o seu bebê nestes momentos de interação social para estimular o seu desenvolvimento;

- Crie um perfil em uma rede social para compartilhar as conquistas de cada dia do seu bebê. Contudo, a privacidade também é importante durante este período, então você pode optar por restringir o acesso à página apenas às pessoas de sua confiança;

- Não se cobre tanto sentir-se inseguro no inicio da maternidade, sobretudo em período de pandemia, é natural. Você não está sozinha. 

- Os grupos de mães em redes sociais são ótimos espaços para você compartilhar suas experiências, boas e más. Isso pode lhe ajudar a se sentir acolhida em suas dúvidas e insegurança.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp