Terça, 27 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Meio ambiente
04/06/2021 16h29 Atualizada há 2 meses
Por: Cristina

Lagoa do Piauí: Nova sede da Sec. Municipal de Meio Ambiente é inaugurada

Na semana do Meio Ambiente, o município de Lagoa do Piauí, visando a modernização dos órgãos públicos e a melhoria no atendimento à população, inaugurou na manhã desta sexta-feira (04), a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Coordenadoria de Defesa Civil. A inauguração contou com a presença do prefeito Mauro Júnior, da secretária de Meio Ambiente - Gabryele Duarte, Diretor Geral do DER-PI – Castro Neto, do ex-prefeito - Antônio Neto, da secretária de Saúde Jeane Nefertit, além dos secretários municipais, vereadores e servidores.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O espaço conta com uma estrutura ampla que vai abrigar toda a equipe técnica da secretaria.

O prédio foi uma conquista do vereador Edivan, que junto ao prefeito municipal, Mauro Júnior (MDB), que solicitaram ao secretário de educação, Ellen Gera, a estrutura construída para funcionar um polo da UAPI, mas que não estava sendo utilizado. Com a autorização, a reforma da estrutura física foi feita com recursos próprios do ICMS ecológico do município.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Gabryele Duarte, o espaço é amplo e possibilita que a equipe desenvolva projetos sem aglomerações, seguindo os protocolos de saúde, “Um amplo espaço que possibilita desenvolver cada vez mais trabalhos, referentes a questões ambientais, para minimizar os problemas gerados nas últimas décadas, em relação ao meio ambiente, sempre dando continuidade as ações de conscientização ambiental.  Esse prédio veio em um momento exato, é uma estrutura ampla, e nesse contexto de pandemia, onde é preciso ter um distanciamento e nesse espaço conseguimos obedecer às normas e assim desenvolver um trabalho bem-feito para a população de Lagoa do Piauí. ”, disse.

“Essa é uma obra realizada com recurso próprio da prefeitura através do ICMS ecológico, pois hoje, Lagoa do Piauí contempla o selo A, que é o selo mais alto e por isso estamos trabalhando cada vez mais para manter esse selo e que possam vir mais recursos. ”, explicou o prefeito Mauro Júnior.

A coordenadora municipal da Defesa Civil, Franciana Frazão, comemorou a inauguração da sede e agradeceu ao prefeito pela oportunidade de estar à frente do órgão. “É com muita alegria que hoje estamos dando o pontapé inicial na sede, o prefeito Mauro Júnior no intuito de crescer o nosso município tem se doado bastante e viu a necessidade de a defesa civil ter uma sede própria para dar mais trabalho e engajar ainda mais a cidade. O principal objetivo da defesa civil é estar prevenindo acidentes e minimizando os desastres ambientais sejam eles de causas naturais ou não. Agradecemos a Deus por esta oportunidade de estar à frente desse órgão tão importante e dá o nosso melhor para crescer a sociedade porque quem ganha é o município e a população de lagoa do Piauí. ", ressaltou.

 

Outro ponto importante, foi a instalação de um espaço de apoio para deposito de lixo infectante, que é despejado em um local adequado, e semanalmente é recolhido por uma empresa especializada no manejo desse tipo de material, destacando a preocupação dos dirigentes no correto descarte de lixo infectante, que é um dos problemas que se agravou com a pandemia da Covid-19.

“Os resíduos da saúde devem ficar separados dos resíduos domésticos, não podem ir para o mesmo local, então fizemos esse apoio juntamente com a secretaria de Saúde, para diferenciar o lixo comum hospitalar e o lixo infectante. ” , explicou a secretária de Meio Ambiente.

“O deposito veio para implementar as ações do meio ambiente e também como uma estratégia da secretaria de saúde, já que o lixo ia para o aterro. Com isso mantemos um aterro mais estratégico onde se pode trabalhar a coleta de lixo e o nosso município fica mais protegido. “, disse a secretária de Saúde Jeane Nefertit.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp