Domingo, 25 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

18° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Ilizianny
Ilizianny Correspondente do município de Floriano
Cidades Cidades
09/06/2021 18h02 Atualizada há 2 meses
Por: Ilizianny

SMS investe 500 mil reais para aquisição de notebooks e computadores

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, anunciou a assinatura do contrato para compra de diversos equipamentos de informática para as unidades de saúde do município. O vereador Dessim Almeida participou da assinatura como testemunha. 

Pelo contrato, serão adquiridos 63 computadores, 63 notebooks, 42 impressoras multifuncionais, além de outros equipamentos como estabilizadores de energia, por exemplo. O investimento é de quase 500 mil reais. O secretário James Rodrigues, explica que com as novas aquisições, o trabalho das equipes de saúde da família será otimizado. “Dessa maneira vamos agilizar e atualizar o prontuário eletrônico, dispensação de receitas e outros serviços que dependem muito desses equipamentos de informática”, explica. 

Foto: Secom
Foto: Secom

O vereador Dessim Almeida, propositor da implantação do prontuário eletrônico do sus nas unidades de saúde do município, destacou a importância desse investimento. “Ter o histórico do paciente na própria unidade vai facilitar e muito o atendimento e identificação do melhor tratamento para o mesmo”, disse.

Continua depois da publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, um dos grandes desafios na Atenção Básica é o cadastro dos cidadãos sob responsabilidade das equipes de AB, o PEC conta com um módulo de cidadão, totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde, que permite fazer manutenção desses cadastros tanto para os cidadãos atendidos eventualmente na UBS como para cidadãos acompanhados pelos profissionais das equipes. O cadastramento de indivíduos, realizados durante as visitas domiciliares, realizadas pelos Agentes de Saúde também já estão integrados, tanto as informações registradas via CDS como as informações coletadas a partir do aplicativo para tablets - o e-SUS AB Território. 

Em janeiro, a Secretaria de Saúde de Floriano anunciou a aquisição de 150 tablets que serão utilizados por agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias (ACE). O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACSs e ACEs, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, ganhar tempo e ampliar o número de visitações.

Outro ponto essencial na utilização da ferramenta eletrônica será a atualização do cadastro de pacientes e usuários do SUS com maior eficácia. “Dessa maneira teremos a oportunidade atuar com maior precisão nas políticas de saúde para hipertensos, diabéticos e gestantes, por exemplo. Além de elevar os indicadores do município, pois com uma maior cobertura, teremos um olhar macro sobre nossas ações, serviços e projetos”, disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.

Atualmente, esses profissionais efetuam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas de papel. Com os tablets o retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado. A previsão é a de que, após a configuração e atualização do sistema, em poucos meses todos os agentes comunitários estejam usando o recurso tecnológico. O valor da aquisição foi de R$ 149.850,00 (Cento e quarenta e nove mil oitocentos e cinquenta reais).

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, nela é possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.

Os gestores municipais podem acompanhar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do  prontuário eletrônico no próprio Sistema e-SUS AB, por meio de relatórios gerenciais, ou ainda, de forma mais consolidada no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), por meio dos relatórios de saúde, a partir do que foi transmitido à base nacional.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp