Caminho das Águas é uma iniciativa da Águas de Timon e premiará o melhor projeto via votação popular.
Durante o primeiro semestre, a Águas de Timon desenvolveu, com professores e alunos da rede municipal de educação, uma oficina virtual inédita, por meio do projeto Caminho das Águas. A iniciativa envolveu tecnologia e meio ambiente, com a proposta de ensinar de forma gratuita métodos de produção de vídeo de curta metragem, a partir da técnica de stop-motion.
O projeto rendeu a criação de diversos filmes sobre o Ciclo da Água e seus processos de captação e filtragem para o consumo. E três produções de Timon estão inscritas numa premiação especial no site da iniciativa (https://www.ocaminhodasaguas.com/estado-maranhao). O vídeo mais votado pelo público ganhará os seguintes prêmios: um data show para a escola, um tablet para o professor e um passeio cultural para o aluno. Todos podem participar da votação, que acontece até o dia 14 de junho.
A professora Jéssica Rodrigues, da EMEI Governador Jackson Lago, em Timon, avalia que o projeto possibilita aprimorar sua prática pedagógica no ensino remoto, auxiliando nas atividades diárias e tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas. “O stop-motion é uma ferramenta que permite chamar a atenção das crianças para o conteúdo trabalhado. Então, esse projeto está sendo muito enriquecedor para o meu trabalho, possibilitando um método de ensino mais assertivo e, por consequência, uma aprendizagem mais significativa”, avalia.
A ação é patrocinada pela Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Timon faz parte, e vem contribuindo para a criação de novas dinâmicas de aprendizagem sobre o Ciclo da Água e seus processos de captação e filtragem para o consumo. Ao todo, o projeto percorreu 11 estados brasileiros, de Norte a Sul, promoveu oficinas, encontros e mentorias, nos quais os professores trocaram experiências e, ao final, obteve 38 filmes inscritos na premiação.
De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo, o projeto reuniu 57 professores de Timon, que aprenderam sobre uma nova técnica para repassar aos seus alunos, de forma lúdica, sobre o ciclo da água. “O projeto Caminho das Águas reforça a conscientização sobre o consumo da água e sua importância para a vida sustentável no planeta, estimulando os estudantes a criarem ações de preservação dos recursos naturais, além de proporcionar integração entre professor e aluno numa atividade diferenciada”, complementa.
PUBLICIDADE: