Domingo, 25 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

29°

18° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
25/06/2021 09h52 Atualizada há 4 semanas
Por: Josely Ecologista

Secretária Sádia Castro e equipe da SEMAR visitam Capadócia Piauiense

Essa visita técnica é o primeiro passo para tornar a área uma unidade de conservação.

 

Visita da SEMAR na Capadócia Piauiense
Visita da SEMAR na Capadócia Piauiense

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, esteve na região de Picos, em visita técnica a área popularmente conhecida como Cidade de Pedras e Capadócia Piauiense. 

A região fica, especificamente, entre os municípios de São José do Piauí e São João da Canabrava, numa área marcada por grande beleza cênica caracterizada por formações rochosas que através da erosão da água e do vento esculpiram paredões areniticos dinâmicos e cercados de rica geodiversidade e destacado patrimônio natural. 

 

"A Capadócia Piauiense apresenta um conjunto gigantesco de vales profundos e altas formações rochosas em formato de torres que lembram as "Torres de Fada" da Turquia, mas, é o Piauí no seu estado mais puro e natural, de belezas infinitas", destaca a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro. 


As pesquisas realizadas pelo professor do curso de geografia da UFPI, José Francisco Araújo, serviu de base para a identificação dessas áreas de relevante interesse ambiental, científico e cênico, como explica o Auditor Fiscal Ambiental da Semar, Felipe Gomes:

“Essa primeira visita é de reconhecimento de campo. Identificamos que existe duas áreas alvos: uma na região de São José do Piauí e outra em São João da Canabrava. Essa primeira visita foi para verificar os principais pontos de interesse cênico e os desafios geomorfológicos. Após isso tem a etapa de escritório onde vamos aprofundar os estudos sobre os atributos naturais para também realizar a categorização da unidade de conservação, se de proteção integral ou de uso sustentável", pontua o auditor. 


“Essa área foi tema da minha dissertação de mestrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e está sendo tema da tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul (UFSM) e estou feliz em ver que as minhas pesquisas foram e estão sendo úteis para divulgar a área e buscar desenvolvimento sustentável para a região”. Exclamou o professor José Francisco. 

“Eu tenho a felicidade de conhecer essa região a mais de 30 anos, já tenho mapeamento de muitas trilhas nas Cidades de Pedras que formam a Capadócia Piauiense nos municípios de São João da Canabrava, São José do Piauí e Bocaina. Sempre que recebo convites de turistas para conhecer os locais é uma alegria, pois amo está mostrando as nossas belezas naturais e os registros dos primeiros habitantes nos paredões com pinturas rupestres. Essa visita da ilustre secretária Sádia Castro, trouxe uma grande esperança para que nosso trabalho de desbravar, catalogar e conservar essas riquezas históricas venha se concretizar oficialmente com o apoio do governo do estado. Parabéns a todos os envolvidos nessa grande ação”. Josely Ecologista. 

Josely Ecologista, Desbravador e guia turismo.

“Hoje nosso município está recebendo uma nova visão a nível de estado e Brasil devido o trabalho é determinação de um grupo de ambientalistas (Desbravadores do Geopark), que acreditam que um dia o turismo de nosso município cresça a nível, estadual, nacional e até internacional e hoje  com a visita da SEMAR podemos acreditar que o nosso potencial turístico possa sim se desenvolver positivamente. A visita da secretária Sádia Castro nos abre mais uma porta de novas expectativas e esperança”. Falou o senhor Pedro Izodoro de Abreu, Secretario de Meio Ambiente de São João da Canabrava. 

Secretário Pedro Isidoro de Abreu

“Um grande avanço para o nosso município receber uma visita tão ilustre como a da Secretária Sadia Castro . Poder trazer o estado ao conhecimento das nossas belezas ,nossas riquezas naturais e históricas nos da uma grande esperança de progresso de poder estar mais perto de realizar  o sonho que temos  da prática constante do ecoturismo no nosso município. Fico feliz não só por mim ,mas por todos os meus companheiros que há muitos anos vem lutando para difundir e propagar o nosso município como de grande potencial ecológico, turístico  e ambiental” Vereadora Elisânia Veloso. 

Vereadora Elisânia Veloso

Estiveram presentes na visita técnica os Auditores Fiscais Ambientais da Semar Felipe Gomes e Grattyelle Teles; o consultor em geoprocessamento do CGEO/Semar, Marco Aurélio Lira; os professores José Francisco Araújo e Ronaldo Adriano; a Secretária de Meio Ambiente de São José do Piauí, Joyce Bezerra; a técnica da Secretaria de Educação de Bocaina, Simoní Portela; o guia de turismo e desbravador da região  Josely Ecologista e ainda uma equipe de São João da Canabrava formada por: Cláudio Roberto (Secretário de Turismo); Petrônio Isidoro (Secretário do Meio Ambiente) e Dionísio Ecologista e Edvaldo Severiano guias locais. As visitas foram divididas em duas etapas para evitar aglomeração, seguindo as orientações de saúde devido a pandemia da COVID-19. 
Imagens: SEMAR e Josely Ecologista.

 

 

Fonte: Josely Ecologista e SEMAR
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp