Um dos bolos mais tradicionais dos festejos juninos é o bolo pé-de-moleque. Ele é carregado de história e comenta-se que começou a ser produzido no Brasil com a chegada da cana-de-açúcar. "Dizem que o nome desse bolo 'pé-de-moleque' faz referência à coloração do bolo, depois de assado, com os pés das crianças que corriam descalças nas ruas antigamente", conta o gastrólogo Alexandre Dantas.
A receita que ele preparou para o Inter TV Rural deste domingo (27) se aproxima da receita original, utilizando macaxeira ralada e também farinha de mandioca, além de especiarias e outros ingredientes regionais, como a rapadura.
Começamos fazendo a calda de rapadura ou melaço. Em uma panela alta colocamos a rapadura triturada e a água. Esperamos levantar fervura e vamos mexendo de vez em quando. A mistura vai formar uma espuma e é importante mexer sempre para não esborrar pela panela e nem grudar no fundo da panela. Depois de alguns minutos de fervura, quando a rapadura estiver desmanchada, podemos desligar a panela e deixar esfriar para utilizar no bolo.
Para a massa, separamos um recipiente, colocamos a macaxeira ralada e a farinha de mandioca e misturamos com a ajuda de uma colher de pau para que a massa fique homogênea. Em seguida, nós vamos adicionar a castanha triturada, o sal e também os condimentos (canela, cravo e erva-doce). Misturamos mais um pouco até que todos os ingredientes fiquem unidos.
Com os ingredientes secos bem misturados, é hora de adicionar os ingredientes líquidos. Primeiro a manteiga, em seguida o café, o leite de coco e parte do melaço que já esfriou um pouco. Misturamos bem a massa e, em seguida, colocamos o restante do melaço feito com a rapadura.
A massa fica bem homogênea e nesse ponto já pode ser levada ao forno.
Nessa receita usamos uma forma quadrada. Mas ela pode ser assada em qualquer forma que vá ao forno. É importante untar a forma com manteiga e farinha de trigo. Despejamos a massa e por cima utilizamos algumas castanhas inteiras para decorar.
Levamos o bolo para assar em forno preaquecido a 180° por no mínimo 1 hora, dependendo de cada forno. O ideal nessa receita é fazer o teste do palito. Espetar um palito no meio do bolo e se o palito sair limpo, o bolo está pronto.
Depois é só desenformar e apreciar.