Sábado, 25 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

21° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Teresina Teresina
29/06/2021 09h25
Por: Cristina

Maternidades municipais de Teresina não registram óbito materno em 5 meses

As maternidades da Prefeitura de Teresina não registraram nenhum óbito materno nos primeiros cinco meses deste ano. Nesse período foram realizados 2.824 partos, entre normais e cesarianos, nas quatro maternidades que disponibilizam 100 leitos obstétricos.

A diretora de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fátima Garcêz, destaca a qualidade do atendimento inicial com o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e que prossegue nas maternidades no parto e pós-parto com prioridade na saúde e bem estar da mulher e do bebê. “Não tivemos mortalidade de gestantes em cinco meses e avaliamos que tem sido eficiente todo o atendimento por equipe multiprofissional durante toda a gravidez. É um atendimento que faz a diferença na prevenção e tratamento das doenças gestacionais e no momento do parto” avalia.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para Alaíde Cristina Oliveira, 30 anos, o atendimento na Maternidade do bairro Buenos Aires teve todo o suporte dos profissionais. “É o meu terceiro filho e o segundo que tive com cirurgia cesariana, mas todo o atendimento foi muito bom na Maternidade do Buenos Aires e me sinto feliz com meu filho nos braços”, diz.

Continua depois da publicidade

Estratégia Qualineo

Teresina faz uso da estratégia Qualineo criada em 2015 pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. A finalidade do Qualineo é trabalhar com as boas práticas do parto, nascimento e reduzir índices de mortalidade. 

Mércia Cassandra, chefe do Núcleo de Monitoramento da FMS, explica sobre essa estratégia e todo o trabalho dos profissionais das maternidades. “São muitas práticas que incluem a sala de parto adequada, o bebê ser amamentado na primeira hora do nascimento e os treinamentos de equipes para desenvolverem essas boas práticas no atendimento e na gestão”, diz.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp