Sábado, 29 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

22° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Piauí
07/07/2021 08h59
Por: Cristina

Três casos de Malária são confirmados em Miguel Alves

A Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves confirmou três casos de malária no município. A malária é uma doença infecciosa transmitida através da picada de mosquito infectado por protozoário. 

Equipes de vigilância epidemiológica da cidade fazem vistorias para identificar mais casos da doença. A Secretaria Municipal de Saúde já realizou testes em 19 pessoas, mesmo assintomáticas, para monitorar a doença na cidade. 

Três casos de Malária são confirmados em Miguel Alves

De acordo com a secretária de saúde do município, Leopoldina Cipriano esses foram os primeiros casos confirmados da doença na cidade.

Continua depois da publicidade

“Nós temos o primeiro paciente de Miguel Alves com malária.  Ele é um paciente que veio do Pará. Chegou ao Piauí e apresentou os sintomas. Nossa equipe, muito atenta, já fez a notificação e solicitou a regulação desse paciente para o (Hospital) Natan Portela. Foi feito o monitoramento, o teste deu positivo. Ele iniciou o tratamento, voltou para o município e está em isolamento”.

Leopoldina esclareceu que, antes desse paciente que veio do Pará apresentar os sintomas, ele teve contato com outras pessoas em Miguel Alves. 

“Nós monitoramos e descobrimos que tinha dois pacientes que tiveram contato com esse rapaz e estavam com alguns sintomas. Foi feita a testagem e encaminhamos para o Natan Portela novamente. Deu positivo”. 

O que é malária?

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.

A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito prego), infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.

Os sintomas mais comuns da malária são:

  • febre alta;
  • calafrios;
  • tremores;
  • sudorese;
  • dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp