Quarta, 20 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

23° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Política
09/07/2021 07h00
Por: Jornalista Milton Atanazio

Sexta-feira, 9 de julho – Os fatos que são DESTAQUES DO DIA

Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

 

 

 N  O  T  Í  C  I  A  S


Bom dia. CPI continua debruçada sobre o escândalo Covaxin e ouve hoje mais um servidor do Ministério da Saúde. Bolsonaro diz que não responderá à carta de senadores cobrando que confirme ou negue as denúncias dos irmãos Miranda. A sucessão no STF é tema do podcast O Assunto. Veja o impacto da inflação nos alimentos e entenda a influência da variante delta na decisão de algumas cidades de antecipar a 2ª dose da vacina contra a Covid.

Sexta-feira, 9 de julho – Os fatos que são DESTAQUES DO DIA

Covaxin sob suspeita

A CPI da Covid continua investigando irregularidades no contrato da Covaxin. Quem depõe hoje é o servidor William Santana. Ele atuou no processo de aquisição da vacina indiana e foi apontado pela fiscal do contrato Regina Célia Oliveira como um dos responsáveis pelas “pressões atípicas” exercidas em favor de sua importação.

Continua depois da publicidade

Ainda ontem, a CPI enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro, cobrando que ele esclareça se é verdade que atribuiu à Ricardo Barros as suspeitas de irregularidades nas negociações para a compra da Covaxin, como foi dito pelo deputado Luis Miranda em depoimento. O presidente mantém silêncio sobre o assunto há duas semanas.

“Não vou responder nada. Caguei para a CPI”, disse Bolsonaro ontem à noite.

Contrato 1.800% mais caro

Documentos a que a Globo teve acesso mostram que, na gestão de Roberto Dias, o Departamento de Logística do Ministério da Saúde aceitou pagar a uma empresa um valor 1.800% maior que o recomendado num parecer técnico. O ex-diretor é investigado por suposto pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina. Assista à reportagem do JN.

Rejeição a Bolsonaro

Selo Datafolha com aprovação de Bolsonaro em 8 de julho de 2021 — Foto: Arte/G1

Selo Datafolha com aprovação de Bolsonaro em 8 de julho de 2021 — Foto: Arte/G1

Levantamento do Datafolha divulgado ontem pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostra que a rejeição ao governo Jair Bolsonaro chegou a 51%. É a pior marca registrada desde o início do mandato do presidente, em janeiro de 2019. Eram 45% no levantamento de maio. O índice de aprovação, que considera o governo ótimo ou bom, se manteve em 24%. Veja os números completos da pesquisa.

Sucessão no STF

O presidente Jair Bolsonaro assinou a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, que deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (12). A aposentadoria do ministro na corte foi publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União” (DOU).

Para a vaga de Mello, Bolsonaro já antecipou que irá indicar o advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, cujo nome terá que ser aprovado pelo Senado.

OUÇA em O Assunto as análises de Bela Megale e Felipe Recondo a respeito da indicação de André Mendonça ao STF.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Vacina e a variante delta

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca foi reduzido em cidades de ao menos cinco estados no Brasil. O Ministério da Saúde atualmente recomenda 12 semanas (três meses), mas o prazo foi encurtado por gestores que buscam ampliar a proteção da população contra a variante delta do coronavírus. Entenda a medida e saiba os riscos e os pontos positivos.

Inflação

Carnes, ovos, açúcar e verduras são alguns dos produtos do agro que ficaram mais caros no primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados pelo IBGE ao anunciar inflação de 8,35% em 12 meses.

Dos produtos do campo, alguns dos itens que mais avançaram entre janeiro e junho, na comparação com igual período de 2020, foram:

  • Açúcar refinado: 16,14%
  • Açúcar cristal: 14,25%
  • Verduras: 8,79%
  • Carnes: 7,25%
  • Aves e ovos: 6,87%

Veja também:

Fim da missão

Após quase 20 anos de guerra,os Estados Unidos anunciaram para 31 de agosto o fim da missão militar no Afeganistão. O conflito é considerado pelo país o mais longo, ultrapassando, inclusive, a Guerra do Vietnã.

A retirada vinha acontecendo progressivamente há meses e era uma das promessas de campanha do ex-presidente Donald Trump. Joe Biden deu continuidade após assumir o cargo, em janeiro.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Crise no Mercosul

O Brasil recebeu ontem a presidência temporária do Mercosul da Argentina, que estava exercendo o cargo. Brasil e Uruguai têm um plano para mudar algumas regras do Mercosul, mas a Argentina não concorda. Se as discordâncias se intensificarem, o bloco pode retroceder a uma zona de livre comércio. Entenda aqui o que está em jogo.

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
[email protected] e
whatsapp 61 9 8191-9906
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Fonte: G1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp