Sábado, 16 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
Visao Notícias 360 Graus MCTPI
Visao Notícias 360 Graus MCTPI Nosso maior objetivo é levar notícias, fatos, á população e leitores de amplo setores social, econômico de modo geral, com relevância de maneira imparcial, sem compactação político partidária, religioso, cultural, étnicas ou condições financeira em nosso municípios e municípios circunvizinho. Deixamos bem claro que, fatos ou atos onde ocorra violência entre familiares só serão publicadas com o acionamento da polícia ou algum membro das partes dos familiares sob suas respectivas responsabilidade
Cidades Cidades
09/07/2021 14h27
Por: Visao Notícias 360 Graus MCTPI

Saiba mais sobre o novo ensino médio do Piauí

Além de terem a acesso a formação geral pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contemplam áreas do conhecimento já trabalhadas em sala de aula, os estudantes piauienses terão acesso aos Itinerários Formativos (IF) no Novo Ensino Médio (EM) do Piauí com a proposta de terem uma formação que os preparem para o mundo fora da escola através de aprofundamentos das aprendizagens dentre as quatro Áreas do Conhecimento e/ou na Formação Técnica Profissional.

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO...Com uma carga horária mínima de 1.200 horas nos três anos do ensino médio, o objetivo dos IF será o aprofundamento dos conceitos estudados na Formação Geral Básica, como também Projeto de Vida e componentes eletivos. "Os objetivos dos Itinerários Formativos são: Aprofundar e ampliar as aprendizagens; consolidar a formação integral; promover a incorporação de valores universais e desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações, seja na escola, seja no trabalho, seja na vida", explicou a Geusélia Gonçalves, articuladora de Itinerários Formativos Propedêuticos/ProBNCC-EM. 

Seduc/pi
Seduc/pi
Essa grande novidade pretende minimizar os dados de evasão escolar nesta etapa do ensino da educação básica em todo ao país, além de aproximação da escola à realidade dos alunos, atendendo às novas necessidades do mundo social e do trabalho. "A organização dos Itinerários Formativos se dá a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo para criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea", disse Geusélia.
Para a Rede Pública Estadual foi adota a concepção de que a escolha dos estudantes deve ser orientada por um conjunto de medidas alinhadas pelo Sistema Estadual de Ensino. Com base nessas medidas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) emitirá diretrizes próprias para orientar a implementação da organização curricular com a oferta educacional em cada uma de suas escolas de Ensino Médio, conforme sua realidade, e com estratégias comunicativas para balizar os estudantes em suas escolhas. 
"Isso tornará o Ensino Médio mais atrativo, pois cada estudante poderá imergir nos conhecimentos que fazem mais sentido para si, protagonizando e personalizando seu percurso formativo na construção do saber, materializando a construção do seu projeto de vida com criatividade, autonomia, responsabilidade, senso de cooperação, colaboração, respeito às diferenças e adversidades", finalizou Geusélia Gonçalves. 

Continua depois da publicidade
Fonte: seduc.com br
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp