Domingo, 19 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Piauí
12/07/2021 21h01
Por: Cristina

Cleandro Moura assume pela 3ª vez como procurador-geral de Justiça do PI

O Promotor de Justiça, Cleandro Moura tomou posse como procurador geral de Justiça do Piauí, na tarde desta segunda-feira (12).

A posse aconteceu na sede do Ministério Público do Estado, em solenidade restrita, que contou com a presença do secretário de fazenda, Rafael Fonteles representando o governador Wellington Dias. Cleandro Alves de Moura foi escolhido por Wellington Dias no dia 17 de junho, para o biênio 2021-2023. 

Cleandro Moura toma posse como procurador-geral de justiça do PI
Cleandro Moura toma posse como procurador-geral de justiça do PI

O procurador-geral de Justiça exerce a chefia do Ministério Público do Estado do Piauí, representando-o judicial e extrajudicialmente. Entre as atribuições do PGJ, estão a gestão da política institucional e a execução orçamentária do MPPI. O PGJ também preside os colegiados da Administração Superior: Colégio de Procuradores de Justiça e Conselho Superior do Ministério Público. O mandato do cargo tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Continua depois da publicidade

Em seu discurso de posse o novo procurador-geral parabenizou sua antecessora, Carmelina Moura, e que vai trabalhar para fortalecer a atuação do MPPI junto a sociedade piauiense.

“Vou parabenizar a Dra. Carmelina pela sua gestão dentro da pandemia, sinto-me abençoado pela oportunidade de assumir pela terceira vez o cargo de chefiar o Ministério Público e quero fortalecer mais nossa atuação, trazendo resultados melhores para a sociedade piauiense. O Ministério Público é um órgão de convocação para o diálogo que teve sua atuação ampliada para muito além das bancas de acusação criminal. Nossa projeção e ampliação está junto ao planejamento do Ministério Público Nacional”, disse.

Biografia

Cleandro Alves de Moura é piauiense, natural de Teresina, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no ano de 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí.

Aprovado no 1º concurso para provimento de cargo de delegado de Polícia Civil de carreira do Piauí, foi nomeado após o curso preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e defensor público do Ceará, de 1995 a 1996.

Nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, iniciou na carreira como promotor de Justiça substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu por diversas outras Promotorias, dentre as quais São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe e Campinas do Piauí.

Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2015-2017 e 2017-2019. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) para a região Nordeste. Subprocurador-geral de Justiça jurídico de julho de 2019 a junho de 2021. É o atual titular da 36ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp