Quinta, 29 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cidades Cidades
17/07/2021 07h48 Atualizada há 2 semanas
Por: Cristina

Ipiranga: Fé e tradição marcam o penúltimo dia da 38ª Semana Cultural

Nesta sexta-feira (16), as festividades da 38ª Semana Cultural da Juventude de Ipiranga foram marcadas pela fé e tradição com a Cavalgada dos Vaqueiros do município.

A programação iniciou logo pela manhã com a assinatura de contratação do Agroamigo pelos produtores rurais do município. Uma importante ação que aquece a economia local e impulsiona o setor produtivo do agro em Ipiranga. Para o prefeito, Elvis Ramos (PT), o município só ganha com a parceria com o BND, que fortalece a produção dos agricultores. 

Cavalgada dos Vaqueiros em Ipiranga
Cavalgada dos Vaqueiros em Ipiranga

Com o incentivo da prefeitura municipal, câmara de vereadores, além de outros patrocinadores a Semana Cultural ipiranguense teve uma programação que conseguiu abranger todos os setores do município.

O 6º dia de festividades em Ipiranga, foi dedicado aos vaqueiros e proprietários rurais. Vaqueiros de várias cidades da região, como Valença, Inhuma, e outras cidades, começaram a chegar no adro da Igreja matriz já a tarde, após a concentração inicial, que aconteceu em uma fazenda com uma feijoada para os participantes. Muitos foram de regiões distantes e o almoço foi organizado pela prefeitura.

Em seguida, uma cavalgada pelas ruas de Ipiranga finalizando na frente da Igreja Matriz, com o momento da benção da vaqueirama pelo padre, que atentos ouvem a palavra proferida pelo pontífice, que realiza a benção dos presentes.

Após o momento ecumênico, o secretário de agricultura realizou um sorteio com premiações em dinheiro e brindes para os vaqueiros que participaram da cavalgada.

Uma tradição que atravessa gerações e segue conquistando até as crianças. O pequeno Iago de apenas 8 anos, disse que desde o ano passado começou a participar e ama os bois, e a tradicional cavalgada.

O prefeito Elvis Ramos, falou sobre a organização do evento pela prefeitura, e ressaltou a importância dos vaqueiros. "Esse sertanejo, arretado que eu sempre falo, simboliza a nossa luta, do Piauí e do nordeste. Simboliza a nossa luta do dia-a-dia do nordestino. Este ano fizemos o possível, nos preparamos, organizamos, mas vocês vaqueiros desde o início se mobilizando e convidaram pessoas participativas, acolhedoras e esse momento só foi possível graças ao apoio e a união de vocês. Nós como poder público municipal, secretário de agricultura Joane Leal, vice-prefeita Iolanda, a câmara de vereadores, o sindicato dos trabalhadores rurais. Nós estamos no apoio, mas o brilhantismo é de vocês, parabéns", disse o gestor. 

Já à noite, um show com as bandas locais Carlos Topado, e Micael, além da atração Caninana animaram a noite dos ipuranguenses e finalizaram o penúltimo dia da Semana Cultural da Juventude.

Por conta do momento de pandemia, toda a atração musical foi transmitida através de live no Youtube e a população pôde acompanhar de casa, em segurança as atrações.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp