Domingo, 19 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Bastidores
Bastidores
Um espaço com publicações sobre os mais variados temas. Bastidores da política, casos policiais, sociais e pautas enviadas pelos internautas.
Saúde Saúde
19/07/2021 08h29
Por: Cristina

Hosp. de Campo Maior realiza primeira cirurgia de correção de joelho valgo

O Hospital Regional de Campo Maior realizou neste sábado (17) a primeira cirurgia de correção de joelho valgo. O paciente é um jovem de 15 anos, do sexo masculino. A intervenção médica é a primeira desta natureza realizada na rede estadual, fora de Teresina, e representa mais um avanço no planejamento de descentralização dos atendimentos de saúde pública da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp). 

O diretor do Hilp, o médico ortopedista infantil, dr. Vinícius Nascimento, foi o responsável pela realização da cirurgia. O procedimento foi um sucesso e é mais um passo para a interiorização dos equipamentos de saúde pública no estado.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Estamos em diálogo contínuo com as equipes de saúde de todos os municípios para mapear as demandas e conseguir atuar dentro das possibilidades de expansão dos atendimentos. Trabalhamos para descentralizar os serviços de saúde, em especial aqueles voltados para o público infantojuvenil que não são residentes da capital”, planeja Vinícius Nascimento. 

Continua depois da publicidade

O jovem campo maiorense foi submetido a uma osteotomia femoral, técnica cirúrgica que permite corrigir deformidades ósseas, congênitas ou adquiridas ao longo da vida, para correção da distorção angular, próximo a sua residência sem ter que se deslocar para o Hospital Infantil em Teresina."É um grande passo na descentralização da saúde. “Seguiremos mapeando os pacientes para realizar os procedimentos de forma descentralizada e, assim, levar a saúde para perto de cada usuário do SUS, evitando grandes deslocamentos e dando mais efetividade a rede hospitalar” disse dr Vinicius.

O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma condição física em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro. O desalinho é responsável por uma incapacidade funcional dos movimentos do paciente e piora na estabilidade, além de ser causa de dores intensas e constantes. 

“Para indivíduos que possuem o joelho valgo, é muito importante tomar bastante cuidado na prática de exercícios, visto que existem exercícios que podem acentuar esta condição e causar severas lesões”, alerta Dr. Vinicius.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp