Sábado, 18 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

30°

22° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Reunião
23/07/2021 12h32 Atualizada há 2 meses
Por: Cristina

Prefeitura de Amarante e Governo do PI discutem Políticas Públicas para Mulheres

A coordenadora do Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve numa reunião em Amarante com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Tércia Carvalho, para articulação da rede e criação de um espaço para execução de ações de políticas públicas para as mulheres.

Com a presença das secretárias Jesuíla Vilarinho – Educação, Claudiana Matos – Saúde, Jéssica Soares – Finanças, e Patrícia Drummond (Gabinete), o evento, realizado na sede da prefeitura, a partir das 9h, trouxe como pauta a discussão acerca da criação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), em Amarante. Foram também convidadas para participar do encontro as vereadoras Clara Brandão, Cinara Queiroz e Luíza Neta.

Foto: Somos notícias
Foto: Somos notícias

O Projeto, desenvolvido pelo Governo do Piauí, segundo a coordenadora Zenaide Lustosa, visa um diálogo do estado com o poder público municipal para construção de uma parceria.

Continua depois da publicidade

“As políticas para as mulheres são trabalhadas em rede. Precisamos integrar essa rede para o fortalecimento do enfrentamento da violência, o que vai trazer mais políticas para as mulheres em Educação, Saúde e na área de autonomia econômica e financeira. Amarante é uma cidade importante e tem esse espaço para que a gente possa, além de fortalecer essa política, trazer novas ações”, disse a coordenadora ao mencionar que o ônibus Lilás é um dos serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres no interior do estado.

A secretária Ana Tércia considerou positiva a reunião e falou que o município vai fortalecer a rede com a criação da Secretaria das Mulheres. Segundo ela, o que foi discutido no encontro foi o primeiro passo de um grande projeto que será desenvolvido em Amarante.

“Por causa da pandemia, nós demos uma parada nas ações que já executamos. Estamos retomando com as atividades, mas precisamos fortalecer essa rede. O prefeito (Diego Teixeira), pensando nesse fortalecimento, vai criar a Secretaria das Mulheres no município. Essa discussão que tivemos hoje, sem dúvida fortalece as ideias, a rede e ainda integra os poderes, o que vai nos estruturar melhor para a criação da secretaria no início do próximo ano”, explicou ao afirmar que a prefeitura vai precisar da Coordenadoria do estado para atuar em conjunto com o município na execução das atividades da rede com a busca de recursos e parcerias.

Uma pesquisa realizada este ano, trouxe como indicativo o elevado crescimento do número de feminicídios, como também o número de Boletins de Ocorrências por violência doméstica. O aumento, segundo a coordenadora, se deu por causa da pandemia do novo coronavírus. “Isso intensifica a violência, pois devido à pandemia, as mulheres ficam mais em casa com os parceiros intensificando a violência. Os números nas delegacias demonstram o aumento das denúncias. Numa outra pesquisa, em 2020, o Piauí foi o estado que teve o maior crescimento de estupro de vulneráveis. Por isso é importante a gente estar fortalecendo as políticas públicas, e os municípios são a porta de entrada dessas políticas.”

Fonte: Somos notícias
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp