Domingo, 26 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Marcelo Barradas
Marcelo Barradas
Notícias com Marcelo Barradas
Política Política
23/07/2021 13h25 Atualizada há 2 meses
Por: Cristina

Ciro Nogueira na Casa Civil; erro ou decisão acertada?

O anúncio da ida do senador Ciro Nogueira (PP), para o Ministério da Casa Civil, após indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez surgir nos bastidores da política no Piauí, várias especulações sobre os motivos do líder dos progressistas aceitar a nomeação.

Há quem diga que houve um dissabor, na relação do presidente com o senador, após aprovação de empréstimo de R$ 800 milhões para o Piauí, com o aval da União. E essa seria uma maneira de Ciro controlar os investimentos destinados ao estado.

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

Por outro lado, analisando a conjuntura política do Piauí, o secretário de fazenda, Rafael Fonteles, provável candidato de Wellington Dias, ao governo nas eleições de 2022, estaria com sua pré-campanha a todo vapor, na coordenação do programa de investimentos no estado, Pró-Piauí.

Continua depois da publicidade

Por esse motivo, Ciro achou melhor sair à francesa da disputa pelo executivo estadual, com a justificativa de assumir um ministério. Ficando para a oposição escolher outro nome para assumir o desafio de brigar com o grupo poderoso do Partido dos Trabalhadores no Piauí.

Circula nos bastidores ainda, pesquisas que mostram que o nome do senador não decola, muito menos das prováveis opções da oposição, como Silvio Mendes (PSDB), e João Vicente Claudino (PTB).

Com o discurso de oposição unida, nesse momento a população ficou na expectativa que o senador que tanto alardeou a “grande” oposição ao Wellington dias, consiga pelo menos se organizar em torno de um consenso para lançar um nome.

As especulações são muitas, mas só o futuro dirá as estratégias de um dos maiores políticos do Brasil. Ciro é indiscutivelmente um grande articulador político, e arrisco afirmar, que dependendo das mexidas das peças no tabuleiro político, ainda pode ser viável sua candidatura a governador do Piauí, com uma imagem fortalecida, após assumir o Ministério da Casa Civil e viabilizar investimentos para o estado, podendo atrair deputados da base, para endossar a oposição. 

Esperar para ver as cenas dos próximos capítulos da política piauiense e nacional.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp