Domingo, 26 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Cidades
26/07/2021 08h56
Por: Blog do Lucão

Povoado Monteiro e adjacências recebem série de serviços da Caravana Rural

O Povoado Monteiro, localizado na zona Rural de Timon, recebeu, neste sábado (24),  a Caravana Rural- a Prefeitura mais perto de você. As secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Saúde, Desenvolvimento Rural e Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE levaram uma série de serviços à comunidade.

A prefeita Dinair Veloso acompanhou as ações de perto. “É uma força-tarefa de serviços para a zona Rural. A prefeitura facilita acesso a atendimento médico, exames, de questões de assistência social, como cadastros em programas sociais. A Caravana continuará sendo realizada em mais povoados da zona Rural”,explica a chefe do Executivo Municipal. 

Povoado Monteiro e adjacências recebem série de serviços da Caravana Rural

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu,  na Unidade Básica de Saúde do povoado, atendimento médico e odontológico, teste rápido de  HIV, Sífilis e Hepatite B e C,  entrega de medicação para diabetes e hipertensão, exame de citologia; além da Vacinação contra Gripe, atualização dos cartão de vacinação as vacinas de rotina, atendimento com a equipe multidisciplinar (nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga e fonaudióloga) e teste PCR de Covid-19. 

"Trazer esses serviços da Rede de Atendimento de Saúde às localidades facilita a vida das comunidades da zona rural e concentra diversos atendimentos em um só local, a família inteira já pode aproveitar e cuidar da saúde", explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de Saúde.

A SEMDES disponibilizou  atualização cadastral do Bolsa Família,  Cadastro Único,  Tarifa Social de Energia, Tarifa Social de Água e BPC (Benefício de Prestação Continuada), para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência. Também foram  oferecidos os serviços de acompanhamento familiar às gestantes, serviço de benefício eventual, programa Criança Feliz ( 0 a 3 anos) e (0 a 6 anos com deficiência), além de outros serviços.

“Ações como estas são importantes, sobretudo, para cadastrar pessoas que possuem direito aos programas sociais federais, estaduais e municipais e não sabem. Na Tarifa Social, por exemplo, as pessoas podem ter desconto de até 65% na conta de energia”, ressalta o secretário Márcio Sá, da SEMDES.

O secretário Rodrigues Neto, da Secretaria Municipal Desenvolvimento Rural, distribuiu  mudas frutíferas e deu orientações sobre o plantio.  A diretora do SAAE, Levina Vieira, recebeu demandas da comunidade com relação à água e melhorias,  dando todo suporte de atendimento ao público.

A população compareceu à Caravana e aproveitou os serviços ofertados.  “Eu fiz questão de participar e recebi atendimento médico e tomei a vacina contra a gripe. Essas ações são muito importantes para facilitarem o acesso de quem vive na zona rural a esses serviços”, disse a estudante de Serviço Social,  Maria Inez Assunção.  

Maria De Jesus, 87 anos, fez exames para conferir como está sua saúde.  “Fiz consulta com o doutor,  fiz teste da glicemia, medi a pressão e graças a Deus está tudo bem”, contou.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp