Quarta, 14 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Lagoinha do Piauí

Lagoinha do Piauí

Mysael Santana Correspondente do município.
Cidades - cnm

Postada em 30/04/2018 ás 11h35 - atualizada em 30/04/2018 ás 16h59

Publicada por: Mysael Santana

Nota técnica da CNM trata da nova legislação de PPPs que permite apoio técnico aos Municípios
O material está disponível na Biblioteca virtual da entidade.
Nota técnica da CNM trata da nova legislação de PPPs que permite apoio técnico aos Municípios

Divulgação

om o objetivo de orientar os gestores municipais acerca da Lei 13.529/2017, que instituiu fundo para apoio à elaboração, à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou a Nota Técnica 14/2018. O material está disponível na Biblioteca virtual da entidade.

A nota foi elaborada com apoio de duas áreas técnicas da CNM: Planejamento Territorial e Consórcios. Para a CNM, a celebração de concessões e PPPs são alternativas para a implementação de serviços públicos e, na sequência, para gerir o serviço com altas tecnologias em situações nas quais a maioria dos Entes federativos não teriam recursos para aportar de imediato ou corpo técnico qualificado.

A CNM aponta que a ausência de apoio técnico para a elaboração de projetos que sejam viáveis para o estabelecimento de uma PPP é um enorme gargalo para os Municípios. E ainda que seja prematuro avaliar as externalidades positivas da nova legislação, de forma preliminar, espera-se o comprometimento da União com o aporte de recursos para fortalecer a gestão e a capacitação local para o aprimoramento de projetos a fim de subsidiar futuras operações de concessões e PPPs.

A lei visa a destravar as lacunas existentes no que se refere à baixa capacidade técnica dos Municípios para elaborar estudos e avaliações necessárias nos setores jurídicos, econômicos e ambientais a fim de avaliar se existe viabilidade técnico-financeira para se celebrar um contrato administrativo dessa envergadura.

Para a CNM, os setores de iluminação pública, segurança pública, saneamento básico, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, habitação de interesse social, bem como a gestão de ativos públicos, praças, parques, museus e estacionamento são chaves para o estabelecimento de parcerias com o setor privado por meio das concessões e PPPs. Vale destacar, também, que as PPPs têm a capacidade de gerar valor agregado em serviços, renda e emprego.

Acesse a Nota Técnica aqui

Fonte: CNM

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium