Domingo, 26 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cultura Cultura
30/07/2021 16h19 Atualizada há 2 meses
Por: Bruna Sampaio

‘Curica’ aborda história da carta de Esperança Garcia e relato de outras mulheres

“Curica” aborda a história da carta de Esperança Garcia e o relato de mulheres vítimas de trabalho doméstico infantil.

Com um olhar sensível em abordar um tema tão delicado, que fez e ainda faz parte da realidade de muitas brasileiras, o produtor Thiago Furtado, dirigiu um curta metragem, onde fez uma leitura audiovisual das memórias de cinco mulheres vítimas de trabalho doméstico infantil/trabalho análogo à escravidão, em paralelo à história da carta de Esperança Garcia, reconhecida como a primeira advogada do Piauí.

Reprodução
Reprodução

As narrativas envolvem quem assiste pela riqueza de detalhes contados por mulheres que viveram em algum momento de suas vidas em casas, onde eram conhecidas como “Curicas”. 

Continua depois da publicidade

É uma expressão que ainda aparece em rodas de conversa Brasil afora, fazendo referência as trabalhadoras domésticas que desempenham o ofício de cuidar dos lares e filhos de patrões.

Thiago Furtado é maranhense, comunicador social e jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. É realizador audiovisual independente, desde 2014, tendo escrito e dirigido sete roteiros de curtas-metragens de ficção e documentário. É argumentista, roteirista e montador com oito prêmios nacionais na área, incluindo melhor direção.

A produção foi um dos 30 curtas selecionados entre 352 produções a integrar o FestCurtas Fundaj 2021, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco. 

O festival será realizado de 28 de julho a 01 de agosto, no site festcurtasfundaj.com.br.

Assista clicando aqui 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp