Terça, 19 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

24° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Pet
R10 Pet
Tudo sobre o mundo dos pets.
Entretenimento Você nem imaginava!
10/08/2021 11h30
Por: Francine Dutra

Conheça alguns cheiros que os cães não suportam

No quesito paladar, a gente ganha com vantagem: seres humanos contam com cerca de 9 mil papilas gustativas contra menos de 2 mil em cães. Já quando o assunto é olfato, a competição fica bem mais complicada para o nosso lado.  Você sabe de algum cheiro que cachorro não gosta?

Enquanto nós possuímos cerca de 5 milhões de células receptoras de odores, algumas raças caninas podem apresentar até 220 milhões de células do tipo. Isso explica por que os cães são tão bons em farejar!

Foto: Internet
Foto: Internet

Pensando nessa diferença, dá até para entender por que alguns odores que passam batido por nós, ou mesmo que consideramos agradáveis, fazem parte de cheiro que cachorro não gosta. Conhecer quais são esses odores é bacana principalmente para evitar criar incômodos ao olfato sensível do seu amigo. 

Continua depois da publicidade

Por outro lado, você também pode usar esse conhecimento a seu favor, utilizando certas substâncias como repelentes naturais. A seguir, veja alguns itens do nosso dia a dia que podem ter algum cheiro que o cachorro não gosta.

1. Pimenta

Como todos os demais sentidos, o olfato é uma das maneiras que temos de reconhecer o mundo à nossa volta. Isso, por sua vez, nos ajuda a tomar decisões importantes, como provar ou não determinado alimento. 

Quer um exemplo? O cheirinho de um bolo costuma atrair vários membros da família para a cozinha. Já o cheiro muito cítrico ou apimentado de algum alimento serve de alerta para ir com cautela.

A substância que dá o cheiro e o ardor característicos da pimenta é a capsaicina. Quanto mais apimentada, maior a quantidade de substância e mais desagradável é a pimenta para o cão. Não à toa, derivados da capsaicina são muito usados em repelentes caninos. 

Mas atenção: bastante irritante para mamíferos, a substância gera a sensação de queimadura nos tecidos, em especial nas mucosas, podendo irritar as vias respiratórias. Por isso, não use a pimenta pura como repelente caseiro em casa! Caso seja ingerida, a pimenta também pode provocar dores e outros desconfortos intestinais. 

2. Vinagre

Odores muito cítricos, como o do vinagre, são muito desagradáveis para o olfato canino. Esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se usar o produto em locais onde o pet tenha feito sua sujeirinha.

Sendo assim, ao se questionar qual cheiro espanta cachorro, o vinagre seria a melhor resposta. O amigão peludo irá repensar antes de fazer suas necessidades no lugar errado outra vez.

Outro motivo por que o uso do vinagre na limpeza funciona tem a ver com o ácido acético em sua composição. Com efeito desengordurante, a substância também ajuda a neutralizar odores de origem alcalina. 

Porém, uma vez que tanto a urina quanto as fezes do cachorro têm pH ácido, o ideal é que o vinagre seja utilizado apenas no final, para servir de repelente. Já a limpeza deverá ser feita com outros produtos, como água e sabão. 

3. Produtos de limpeza

A percepção dos odores está bastante ligada à memória e, portanto, à experiência que relacionamos a eles. Prova disso é que mesmo cheiros fortes e bastante artificiais podem adquirir um significado positivo para os humanos. Por exemplo, muitos de nós apreciam o cheiro de produtos de limpeza. Afinal, ele costuma ser sinal de casa limpa.

Para os cães, por outro lado, não só o cheiro de produtos compostos de cloro e amoníaco é desagradável, como também pode causar a irritação das vias respiratórias. Portanto, sempre que for limpar a casa, evite manter o pet no ambiente e abra bem as janelas para arejar a casa e não agredir o olfato do cachorro.

4. Álcool e derivados, incluindo os perfumes

O aumento do uso de álcool em gel, decorrente da pandemia de COVID-19, não foi boa notícia para os cachorros. Isso porque, em geral, eles não gostam nem um pouco do cheiro de álcool, que é muito forte e também pode causar irritação nas vias respiratórias.

Nesse sentido, é claro que o álcool pode e deve ser usado, quando necessário, para  fazer uma boa higienização. Em casa e perto do pet, no entanto, o melhor é lavar as mãos com água e sabão. Já ao limpar a casa, procure manter o pet afastado e abrir as janelas para entrar ar.

Muito agradáveis para nós, os perfumes também são bastante desagradáveis para os pets. É muito comum que, ao se perfumar ao lado do cachorro, este comece a espirrar. Isso ocorre porque perfumes são compostos de álcool e também irritam as vias aéreas caninas. Procure fazer isso apenas quando seu amigo não estiver por perto!

5. Esmalte de unhas e acetona

Vai pintar as unhas? Melhor abrir as janelas e manter o pet entretido em outra coisa ou ambiente. Em geral, os esmaltes são compostos por uma série de substâncias químicas fortes. Estas são incômodas para o olfato dos cães e estão associadas à irritação das vias aéreas, provocando espirros e coceiras.

Também a acetona, muito usada para remover o esmalte, tem odor forte e irritante. Se possível, dê preferência aos removedores de esmalte mais suaves, evitando a irritação do pet.

6. Naftalina

Muito usadas no passado para afastar traças e outros odores desagradáveis nas gavetas, a naftalina não apenas tem um cheiro desagradável para cachorros, como também é extremamente perigosa para eles. 

Quando ingerida ou inalada diretamente, a naftalina pode afetar o sistema nervoso canino e o fígado, provocando vômito, convulsões, entre outros sintomas. Portanto, se você tem cachorro, é melhor não ter a substância em casa!

Agora que você já sabe qual cheiro cachorro não gosta e quais podem vir a fazer mal a sua saúde, é hora de tomar cuidado quanto aos produtos que vêm utilizando em casa. Como dito anteriormente, um ambiente arejado pode ajudar a amenizar esse problema. Portanto, abra as janelas da casa sempre que possível.

Fonte: Petz
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp