A Força Tática de Simplício Mendes realizava uma barreira na BR-020 quando abordou um veículo frontier de cor prata. O condutor do veículo relatou que estava vindo do estado de Goiás, mas deu informações contraditórias sobre o seu destino final. Ele também apresentava bastante nervosismo o que levantou a suspeita que estivesse transportando algo ilegal.
Os policiais militares decidiram proceder uma abordagem veicular e perceberam que a carroceria do veículo apresentava marcas recentes de solda, dando indícios de que um fundo falso tivesse sido montado na carroceria do veículo. Diante da suspeita foi realizada a abertura da carroceria e confirmado que o veículo possuía um fundo falso, e dentro desse compartimento foram localizados 112 quilos de pasta base para cocaína.
O condutor do veículo disse que saiu do estado de Goiás e receberia o valor de R$ 10.000,00 para entregar o veículo a uma pessoa na rodoviária de Picos/ PI, não sabendo informar quem seria esta pessoa. Ele foi preso e apresentando na Delegacia de Polícia Civil de Simplício Mendes juntamente com o entorpecente apreendido.