Sábado, 18 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

23° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Formação continuada
24/08/2021 11h58
Por: Cristina

Sec de Saúde promove 'Semana de Promoção ao Aleitamento Materno' em Marcolândia

Agentes comunitários de saúde (ACSs), técnicos em Enfermagem e recepcionistas, participaram de uma formação continuada na sede na Secretaria Municipal de Saúde de Marcolândia, na manhã dessa segunda-feira (23), que teve como tema a “Promoção ao aleitamento materno e alimentação complementar”, ministrada pelo nutricionista Severiano Gomes.

O evento integra a programação da Semana Municipal de Promoção ao Aleitamento Materno promovida pela Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos através da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Reprodução/Cidades na Net
Foto: Reprodução/Cidades na Net

O encontro é alusivo a campanha Agosto Dourado e teve como objetivo repassar informações novas e promover a troca de experiências sobre o contato entre profissionais de saúde com gestantes e lactantes.

Continua depois da publicidade

“É uma semana que chama a atenção da população para o mês Agosto Dourado. É uma programação extensa na qual temos uma torre no município de cor dourada. A formação continuada com os profissionais é para trazer para eles informações novas e essa troca de experiências a cerca da promoção ao aleitamento materno, de como abordar essas mães, o acolhimento, tirar dúvidas, visando, que, eles são agentes contínuos de prevenção. É o primeiro elo que a mãe tem juntamente com os agentes comunitários, com a estratégia de saúde e com a equipe de enfermagem”, destacou o nutricionista agradecendo a secretária de Saúde, Domitília Alencar, e ao prefeito Dr. Corinto Matos pelo apoio e por abraçarem a promoção ao aleitamento materno, onde anunciou ainda realização da Campanha “Doe vidro, doe vida” voltada para a preservação de bancos de leite e angariamento dos recipientes (frascos), com previsão para iniciar no final do corrente mês e início de setembro.

Na formação continuada que reuniu ACSs, técnicos em Enfermagem e recepcionistas nesta segunda-feira, foi trabalhado também a respeito do incentivo ao pré-natal e puericultura.

Marizete que é agente de saúde e integra a equipe IV foi uma das profissionais que participou da formação. Ela destacou que eventos dessa natureza devem acontecer continuamente.

“Foi de grande importância esse nosso encontro para a troca de conhecimento entre nós e as gestantes. Foi muito bom e deverá acontecer para fortalecermos muito mais o trabalho com as gestantes e lactantes”, frisou a ACS.

O prefeito Dr. Corinto Matos, esteve presente e enalteceu a campanha destacando a importância do contato entre as equipes e o trabalho primando por promoção à saúde de qualidade para a população de Marcolândia.

“A gestão, eu, Domitília conta demais com esse trabalho de vocês que aproxima a população que tanto precisa desse contato. As dificuldades são imensas, mas aos poucos tenho certeza que a gente voltará ao normal com as visitas, programas. Nossa intenção é trabalhar e voltar tudo o que é mais importante e levar saúde às casas das pessoas”, enfatizou o gestor.  

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, em contato com o Cidadesnanet.com, enfatizou necessidade da formação continuada e de ações presenciais e virtuais para despertar na consciência da população gestante e lactante a importância do aleitamento materno e do pré-natal para garantir uma vida saudável ao bebê.

“O leite materno é considerado como a primeira vacina por ser rico em nutrientes que vão fortalecer a saúde do bebê. Então é importante que as mamães saibam disso e que amamentem sempre”, frisou Domitília.

A programação da Semana Municipal de Promoção ao Aleitamento Materno iniciou no último dia 22 com ações virtuais e prossegue de forma on-line nas datas de 24, 27 e 28. Em relação a vídeos haverá exibição retratando o acompanhamento de um pai com a mãe nos exames de pré-natal como forma de estimular os homens a participar, bem como também mães amamentando os filhos.

No dia 25, quinta-feira, de forma presencial, as atividades prosseguem na Câmara de Vereadores, pela manhã, às 09h, será realizada uma Roda de Conversa. O público-alvo são gestantes e puérperas atendidas pelas equipes I e II. Durante a tarde, às 14h, será realizada outra roda de conversa com gestantes e puérperas atendidas pelas equipes III e IV.  

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp