A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da audiência pública em alusão ao Agosto Lilás, na Câmara de Vereadores de São João do Arraial, no último final de semana. A solenidade contou com a participação da prefeita Vilma Lima; a coordenadora municipal de políticas para as mulheres, Francisca Nascimento; o presidente da Câmara Municipal, Erismar Nunes Vieira, além de demais vereadores e outras autoridades.
A abertura do evento contou com a apresentação da aluna Luana Silva, da Escola Familiar Agrícola dos Cocais, que recitou uma poesia sobre os tipos de violência e os canais de assistência às mulheres vítimas.
A coordenadora Zenaide Lustosa destacou a iniciativa de o município debater o assunto. “A mulher sofre a violência física, a violência quando vê os filhos sendo discriminados, quando é negra, sofre uma soma de violências. Por isso, temos que continuar trabalhando em rede e junto com a comunidade, porque a violência doméstica, muitas vezes, acontece no ambiente familiar e todos da casa devem estar cientes de como acolher a mulher e prevenir estes atos. Esse trabalho é difícil, mas não impossível. E é por isso que a CEPM, por exemplo, desenvolve projeto de autonomia econômica, enfrentamento ao racismo, LGBTfobia e articula a criação do organismo de políticas para as mulheres e a rede para que a mulher seja assistida”, enfatizou.
A prefeita Vilma Lima destacou que esta foi a terceira audiência pública a debater esta questão e que deseja ver o município sem registro de violência doméstica. “Hoje, estou feliz em conseguir reunir a sociedade civil e os órgãos governamentais para falar de violência doméstica. Para pensarmos juntos as melhores estratégias de empoderar a mulher de São João do Arraial, por meio dos projetos e ações nos quais elas possam ter sua autonomia econômica para não depender de homens, pois muitas deixam de denunciar a agressão por dependência financeira. Nós, em São João do Arraial, estamos batalhando para ter uma delegacia no município e temos um diálogo bom com a rede de enfrentamento à violência doméstica e vamos continuar realizando este enfrentamento o ano todo”, afirmou.
O presidente da Câmara, afirmou que o Agosto Lilás é importante para o município para debater os tipos de violência doméstica e projetos que possam fortalecer ações relativas ao tema, em São João do Arraial. “Fico muito feliz de ver as autoridades e comunidades empenhadas em construir uma realidade na qual os homens não protagonizem a violência contra a mulher. E é por meio da educação que vamos conseguir essa mudança, para que possamos dizer: aqui não tem mais violência contra a mulher”, declarou.
Também se manifestaram, durante a audiência, a coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Francisca Nascimento; a advogada e presidente da comissão da mulher advogada, Dalva Fernandes; os vereadores João Ferreira Pontes (Irmão Jurandir), Paulo Soares e Joaquim Roberto; a psicóloga Alexa Alya; a representante do movimento de Mulheres Sociais do Esperança Agricultura Centro dos Cocais, Monique Barros e a integrante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Helena Gomes.