Terça, 26 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

22° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Política
02/09/2021 10h45 Atualizada há 2 meses
Por: Jornalista Milton Atanazio

Vietnã comemora data nacional

Por Milton Atanazio

Sra. embaixadora PHAM THI KIM HOA
Sra. embaixadora PHAM THI KIM HOA

A embaixadora do Vietnã no Brasil, Sra. PHAM THI KIM HOA, em 02 de setembro de 2021, comemora o 76º aniversário do Dia Nacional da República Socialista do Vietnã. Na ocasião faz discurso alusivo a importante data celebrativa, daquele país situado no sudeste da Ásia.

Em sua mensagem, a embaixadora destacou que em 2 de setembro de 1945, o presidente Ho Chi Minh, o grande líder da nação vietnamita, leu a Declaração de Independência, dando origem à República Democrática do Vietnã, agora conhecida como República Socialista do Vietnã. Naquele exato momento, o Vietnã foi inserido no mapa-múndi. Embora a Declaração de Independência seja condensada, contém importantes valores históricos para o povo vietnamita, bem como profundos significados, contribuindo para a causa da libertação humana, abrindo a nova era de independência e liberdade dos povos coloniais e oprimidos em todo o mundo.

Com o espírito de "Nada é mais precioso do que independência e liberdade" (Presidente Ho Chi Minh), o povo vietnamita protegeu e reconstruiu o Vietnã das cinzas depois de passar por guerras de agressão, criando um Vietnã com um visual completamente novo. O Vietnã hoje tornou-se um país de prestígio no cenário internacional.

Após 35 anos de Đổi  Məi  (também conhecido como período de renovação), o Vietnã cresceu para se tornar um país com uma população de quase 100 milhões de pessoas, pertence ao grupo de  países em desenvolvimento. O tamanho da economia é de cerca de 343 bilhões de DÓLARES e o PIB per capita atingiu 3,521 USD. Manter a estabilidade política, criar um ambiente de negócios favorável, equilibrar o crescimento econômico e alcançar metas de desenvolvimento sustentável ajudou o Vietnã a ganhar a confiança de amigos internacionais tornando o Vietnã um destino atraente no Sudeste Asiático, tanto para investidores quanto para visitantes internacionais.

Vietnã sempre foi persistente, firme e resoluto na defesa do policiamento estrangeiro da independência, autoconfiança, paz, cooperação e desenvolvimento; com diversificação e multi-lateralização nas relações exteriores; integrar-se proativa e ativamente ao mundo; é um amigo, um parceiro confiável e um membro responsável da comunidade internacional.

A partir de 2020, o Vietnã tem relações oficiais com 189 dos 193 países; estabelecendo parcerias estratégicas e abrangentes com 30 países em todos os continentes, incluindo todos os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança/ONU; tem signed 15 FTAs, e no processo de completar 02 FTAs. Há 79 países que reconheceram o Vietnã como uma economia de mercado. Especialmente, em 2020, o Vietnã está entre os raros países que ainda mantêm uma taxa de crescimento de 2,91%. No primeiro semestre de 2021, nosso PIB cresceu 5,64% em relação ao mesmo período. Apesar de experimentar 04 ondas da pandemia, o Vietnã ainda é considerado uma das 16 economias emergentes mais bem sucedidas do mundo e tem uma recuperação econômica em forma de V.

O Brasil sempre foi um parceiro importante na América do Sul para o Vietnã. Ao longo dos anos, os dois países continuaram a apoiar um ao outro, servindo o desenvolvimento socioeconômico em cada país e, ao mesmo tempo, coordenando de perto organizações internacionais e fóruns multilaterais.

O ponto positivo nas relações Vietnã-Brasil é o comércio econômico. O comércio bilateral entre os dois países manteve continuamente um crescimento exponencial nos últimos anos, atingindo US$ 4,6 bilhões em 2020 e alcançando US$ 3,25 bilhões somente nos seis meses de 2021. Acredito que os dois países ainda têm muitas oportunidades de cooperação em um futuro próximo, especialmente no contexto em que o Vietnã e os países membros do Mercado Comum Sul-Americano (MERCOSUL) estão em processo de negociação de um acordo de livre comércio do Vietnã – MERCOSUL.

Não só isso, com base na Parceria Integral, as trocas cultural-educação-turismo entre os dois países continuam a ser aprimoradas, tornando-se uma ponte para aproximar o povo de Vietnam e o Brasil. Em um futuro próximo, quando a vacina Covid-19 for popularizada mundialmente em geral, e no Vietnã e no Brasil em particular, acreditando que essas atividades de cooperação continuarão a ser ampliadas.

Nesta ocasião, agradeçe os esforços de compromisso e desenvolvimento do Vietnã para aprofundar a Parceria Abrangente Vietnã-Brasil, em particular, bem como sua cooperação com todos os países do mundo.

Gostaria também de expressar a sincera gratidão ao Governo brasileiro; Líderes do Ministério das Relações Exteriores e de outros ministérios do Brasil, bem como de todo o Corpo Diplomático para a estreita cooperação com a Embaixada do Vietnã ao longo dos anos, bem como no combate à pandemia. Acredito que, juntos, possa nos unir para repelir a pandemia Covid-19, em direção a um futuro mais brilhante para o mundo inteiro.

Com informações da Embaixada do Vietnã no Brasil

A embaixadora  Sra. PHAM THI KIM HOA e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

A embaixadora do Vietnã, Sra. PHAM THI KIM HOA e o jornalista Milton Atanazio, editor de FOCO NA POLÍTICA (www.foconapolitica.com.br)

1- A moderna cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon
3 - A moderna cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon
Fonte: BrazilianNEWS
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp