Professores e diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram na sexta-feira (10) da abertura do programa Volta ao Novo, em Amarante. O evento foi realizado no auditório da Unidade Escolar Municipal Antonio Gramoza. A adesão do programa é uma iniciativa da Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
‘Volta ao Novo’ foi criado em 2019 pelo Instituto Ayrton Senna durante a pandemia da Covid-19 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas do Brasil.
A programação em Amarante acontece nesta sexta-feira com dois turnos, sendo pela manhã com profissionais de escolas das comunidades rurais e à tarde com educadores de escolas da zona urbana.
A apresentação do programa foi feita pela psicóloga Maria Clara Dantas, que dirigiu palestra ao público com o tema ‘Resiliência Emocional’, que é o primeiro dos cinco módulos da formação.
“Este primeiro módulo será para acolher nossos professores e gestores da educação para que possam repensar práticas e acolher emoções devido a pandemia, pois sabemos que a Educação se transformou nesse momento de pandemia”, disse a psicóloga Maria Clara.
A pandemia do novo coronavírus, segundo a psicóloga, resultou em ansiedades e inseguranças para educadores e estudantes. Os demais módulos serão executados até dezembro. “Os outros módulos serão autogestão, amabilidade, engajamento com o outro e abertura ao novo. Eles serão vistos até dezembro para que os alunos já retornem no próximo ano preparados para essa volta ao novo”, completou.
A iniciativa, de acordo com a secretária Jesuíla Vilarinho, vai possibilitar maior preparo dos profissionais na volta às aulas, que deverá acontecer no final de janeiro ou início de fevereiro de 2022.
“Resiliência é a palavra-chave, mediante tudo o que estamos passando. Nós estamos dando o primeiro passo com a abertura do programa, e acreditamos que, após a execução dos cinco módulos que serão vistos, vamos começar as aulas presenciais muito mais preparados no ano que vem”, finalizou.
Entre 2020 e 2021, redes de todo o país estavam com o programa como forma de auxílio no planejamento do ensino remoto e também na retomada das aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e educação integral.