A juíza Lucicleide Pereira Belo tomou posse na tarde desta segunda-feira (13/09) como Juíza Membro Titular na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em solenidade híbrida muito prestigiada.
“Todos os desafios na vida da gente, devemos receber com gratidão e orgulho. Gratidão porque as pessoas confiam em você para exercer o novo cargo e orgulho que é o que faz você se movimentar na vida. É com muita gratidão que reconheço o valor de cada desembargador que escolheu meu nome para compor hoje a corte do Tribunal Regional Eleitoral”, destacou a juíza em entrevista ao portal R10.
Sobre o fato de ocupar um lugar onde há poucas mulheres, a juíza ressaltou a importância da humanização do Judiciário. “Como mulher, eu me sinto como mulher. Sempre com a sensibilidade de poder humanizar a nossa justiça. A minha filosofia de vida é tornar o Poder Judiciário mais humano. E essa humanização do judiciário passa por essa sensibilidade da mulher. Me sinto, hoje, realmente como mulher. Esse sentimento de luta e de continuar com as nossas conquistas”, frisou.
O presidente do TRR-PI, desembargador José James, ressaltou a competência da Dra. Lucicleide. “É um momento de muita alegria e satisfação para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Momento em podemos dar posse a Dra. Lucicleide Belo, que em sendo mulher, vem contribuir de uma forma mais efetiva para essa representação de metade de parcela da sociedade brasileira. Portanto, é gratificante até em razão da sua competência, equilíbrio e dignidade como magistrada e como cidadã na sociedade piauiense e que, por certo, contribuirá para que se mantenha o equilíbrio das eleições e se mantenha e se preserve a democracia no estado brasileiro”
O presidente do TRE-PI, desembargador José James, presidiu a sessão. O vice-presidente do TRE-PI desembargador Erivan Lopes, procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante, o juiz Charles Max Pessoa, juiz Thiago Ferrer e o deputado estadual Henrique Pires, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, participaram presencialmente.
Estavam presentes virtualmente o procurador geral do Piauí, Plínio Clerton Filho, representando o governador Wellington Dias, prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, entre outros.
A solenidade também foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube.