Sexta, 24 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

33°

24° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
Visao Notícias 360 Graus MCTPI
Visao Notícias 360 Graus MCTPI Nosso maior objetivo é levar notícias, fatos, á população e leitores de amplo setores social, econômico de modo geral, com relevância de maneira imparcial, sem compactação político partidária, religioso, cultural, étnicas ou condições financeira em nosso municípios e municípios circunvizinho. Deixamos bem claro que, fatos ou atos onde ocorra violência entre familiares só serão publicadas com o acionamento da polícia ou algum membro das partes dos familiares sob suas respectivas responsabilidade
Cidades Cidades
14/09/2021 20h02 Atualizada há 1 semana
Por: Visao Notícias 360 Graus MCTPI

Equipe do PSF de Morro C. no Tempo recebe orientações sobre o setembro amarelo

O relatório intitulado “Suicide worldwide in 2019” publicado pela OMS em junho de 2021, demonstra que o suicídio foi responsável por 1 em cada 100 mortes no mundo em 2019.

A Prefeitura Municipal de Morro Cabeça no Tempo, através da Secretaria Municipal de Saúde, Tem promoveu nesta terça feira 14 de setembro uma palestra que tratou do tema SETEMBRO AMARELO á  todos os Profissionais da Saúde  com a psicóloga Núbia Fernanda Duarte no âmbito  Câmara Municipal de vereadores.

Visão notícias 360 graus mct
Visão notícias 360 graus mct

A secretária de saúde Itamara Duarte do Lago fez a abertura deixando todos a par do que seria uma palestra para orientação a todos os profissionais e técnicos da área de saúde da respectiva secretaria sobre como lida com o tema e casos que por ventura venha acontecer na realidade de trabalho de cada um dos profissionais.

Continua depois da publicidade

Logo em seguida a palestra ficou por conta da psicóloga Fernanda Duarte que explicou e orientou a todos sobre o tema Setembro Amarelo, deixando bem claro da importância de aprender e saber como lida com situações que trata o tema Setembro Amarelo, tristeza, depressão, tentativas de suicídios, entre outros tópicos.

Entenda o que é a Campanha Setembro Amarelo, sua importância nas empresas e como aplicá-la!

A Campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa promovida por diversas entidades ligadas à saúde mental que tem como objetivo a criação de um mês de valorização da vida. Essa campanha é extremamente importante para diversos setores da sociedade, uma vez que traz à tona questões importantes sobre a prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental.

Com a pandemia de COVID-19, essa iniciativa se tornou ainda mais necessária. Isso porque, ela trouxe novas demandas e dificuldades para todos, principalmente no que se refere ao convívio social, desencadeando quadros de ansiedade e depressão. 

Nesse sentido, promover uma campanha que ajuda os colaboradores a lidar com essa situação e busca a valorização da vida se torna, portanto, ainda mais importante dentro da empresa.

Qual a origem do Setembro Amarelo?

A Campanha Setembro Amarelo começou em 1994, quando um jovem de 17 anos cometeu suicídio nos EUA. Essa história marcou o país e o mundo, porque o jovem era visto como uma pessoa alegre, e nem familiares, nem amigos, mesmo os mais atentos, perceberam qualquer sinal de que ele tiraria a própria vida.

No funeral, os amigos levaram uma cesta com diversos cartões amarelos, nos quais estava escrito: “Se precisar, peça ajuda”. A partir daí, começaram iniciativas para lidar com essa situação e, em 2004, a OMS declarou que 10 de setembro seria o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Quais os objetivos da Campanha Setembro Amarelo?

Os objetivos são, principalmente, promover ações, reflexões e discussões acerca da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Por ser um assunto delicado, muitas pessoas evitam conversar sobre isso. 

Mas ao invés de evitar o suicídio, esse tipo de ação só afasta as pessoas da ajuda necessária. Dessa forma, conversar sobre o assunto e promover campanhas que incentivem as pessoas a buscar ajuda e identificar sinais é essencial para que a prevenção ao suicídio realmente seja efetiva.

Qual a importância da Campanha Setembro Amarelo nas empresas?

Levar a Campanha Setembro Amarelo para a empresa é uma ótima forma de promover esse debate dentro da organização.

Pode ser que, principalmente após a pandemia de COVID-19, os seus colaboradores estejam enfrentando situações complicadas. Nesse período, quadros de depressão e ansiedade foram desencadeados em diversos lugares e as pessoas estão se sentindo mais sozinhas e afastadas da coletividade.

Dessa forma, quando você promove essa campanha na organização, é capaz de motivar a equipe a conversar sobre isso. Nesse sentido, é possível mostrar os lugares seguros nos quais os colaboradores podem buscar ajuda. Inclusive, deve deixar claro que eles não estão sozinhos na luta contra esses quadros.

Como aplicar a Campanha Setembro Amarelo na sua empresa?

Agora, veja algumas dicas para aplicar a Campanha Setembro Amarelo na empresa:

·               crie rodas de discussão e atividades que promovam a saúde mental;

·               crie panfletos com informações, incluindo locais nos quais as pessoas podem buscar ajuda;

·               capacite os líderes para lidar com a depressão e ansiedade no time e a identificar os sinais que possam demonstrar um risco eminente ou um pedido de ajuda;

·               aposte em uma boa comunicação na empresa;

·               organize palestras com psicólogos que tenham experiência na área;

·               crie um ambiente seguro, acolhedor e confiável para que os colaboradores possam buscar ajuda.

Como vimos, a Campanha Setembro Amarelo é importante tanto para a sociedade quanto para as  empresa. Portanto, comece agora mesmo a planejar a implementação dessa campanha na sua empresa. Assim, tanto os seus colaboradores quanto os líderes podem se beneficiar dessa oportunidade de cuidar da saúde mental de seus funcionários.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp